Alguns dentre os conceitos centrais das artes clássicas indianas: experiência(rasa), estados emocionais (bhāva) e campos expressivos (abhinaya)

Autori

  • José Abílio Perez Junior Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v21i36.17830

Parole chiave:

Natyashastra, Teatro Sânscrito, Literatura Indiana, Cinema Indiano, Música Clássica Indiana.

Abstract

Resumo: O artigo situa a centralidade para as pesquisas e produção da arte indiana da obra Natyashastra de Bharata, escrita entre os séculos II a.C e II d.C., de ampla influência sobre expressões que vão desde o teatro clássico, a poesia, a dança, a música, a literatura e o cinema. Em seguida, expõe os conceitos que formam o núcleo central de sua poética, que são experiência estética (rasa), estados emocionais (bhÄva) e campos expressivos (abhinaya). Ao final, sublinha-se a onipresença da poética centrada na experiência estética (rasa) e conclui-se pela necessidade do domínio de conceitos específicos para a apreciação, pesquisa, criação e crítica qualificada das artes indianas.

Abstract: The article places the centrality for the research and production
of Indian art of the work Natyashastra of Bharata, written between the secondcentury BC and second AD, of wide influence on expressions ranging
from classical theater, poetry, dance, music, literature and cinema. Then it
expounds the concepts that form the central core of Bharata poetics, which
are aesthetic experience (rasa), emotional states (bhÄva) and expressive fields(abhinaya). In the end, it's underlined the omnipresence of the poetics centered in the aesthetic experience (rasa) and it's concluded that it's needed the knowledge of specific concepts for the appreciation, creation, research and critics of Indian arts.
Keywords: NÄá¹­yaÅ›Ästra; Sanskrit Theater; Indian Literature; Indian Cinema; Classical Indian Music.

Biografia autore

José Abílio Perez Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com estágio pela Jawahahlal Nehru University, de Nova Delhi. Membro do Nerfi -- Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia, da UFJF e do CICE -- Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação, da USP. Autor de “Nos Passos da Estrela Guia -- Hermenêutica Simbólica da Tradição dos Três Reis Magos em Uberaba, Minas Gerais”, pela Editora da
Universidade Estadual de Londrina, 2012.

Pubblicato

2018-05-21

Fascicolo

Sezione

Artigos