A junção do Apolíneo e o Dionisíaco: o mito e a noção de arte em Thomas Mann como potência criadora
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v23i40.24525Palavras-chave:
Mito, Demonismo, Hermafrodita, Arte.Resumo
Nosso objetivo aqui se configura como uma tentativa de apreender a noção de arte impregnada nas motivações míticas observadas com certa recorrência no percurso da obra “Morte em Veneza” de Thomas Mann, bem como na maior parte do conjunto da obra do referido autor. Interessa-nos perceber como se dá a síntese da união dos elementos opostos do apolíneo e do dionisíaco, que representam simbolicamente a separação dos princípios de caos e ordem e que, como podemos perceber nas mais diferentes manifestações míticas de culturas antigas, podem ser unificados pela síntese do andrógino, o ser que se presenta como projeção mítico-ritualísticada união dos opostos, e que, em Morte em Veneza, é representado pela figura alegórica do jovem Tadzio.
Publicado
2019-10-31
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Seção
Artigos
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