A função do autor-leitor-ilustrador em obras literárias infantis
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v23i40.24877Palavras-chave:
Autor, Leitor, Ilustrador, Crianças.Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a função do autor-leitor-ilustrador nas obras literárias infantis para as crianças não alfabetizadas. Pressupõe os narradores-leitores como coautores de obras literárias infantis, assim como os ilustradores, que despertam e instigam a curiosidade dos leitores. Sugere-se a mediação do professor para a formação de leitores críticos, na seleção de obras literárias infantis que despertem a imaginação, mas que ao mesmo tempo, reproduzam a realidade no contexto em que as crianças estão inseridas.
Palavras-chave: Autor; Leitor; Ilustrador; Crianças.
Abstract: This article aims to reflect on the role of the author-reader-illustrator in children's literary works for non-literate children. It presupposes narrator-readers, as co-authors of children's literary works, as well as illustrators, who arouse and instigate the curiosity of readers. The teacher's mediation is suggested for the training of critical readers, through the selection of children's literary works which awake the imagination, but at the same time, reproduce reality in the context in which children are inserted.
Keywords: Author; Reader; Illustrator; Children.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).