A função do autor-leitor-ilustrador em obras literárias infantis

Simone Lancini, Maria Alzira Leite

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a função do autor-leitor-ilustrador nas obras literárias infantis para as crianças não alfabetizadas. Pressupõe os narradores-leitores como coautores de obras literárias infantis, assim como os ilustradores, que despertam e instigam a curiosidade dos leitores. Sugere-se a mediação do professor para a formação de leitores críticos, na seleção de obras literárias infantis que despertem a imaginação, mas que ao mesmo tempo, reproduzam a realidade no contexto em que as crianças estão inseridas.

 

Palavras-chave: Autor; Leitor; Ilustrador; Crianças.

 

Abstract: This article aims to reflect on the role of the author-reader-illustrator in children's literary works for non-literate children. It presupposes narrator-readers, as co-authors of children's literary works, as well as illustrators, who arouse and instigate the curiosity of readers. The teacher's mediation is suggested for the training of critical readers, through the selection of children's literary works which awake the imagination, but at the same time, reproduce reality in the context in which children are inserted.

 

Keywords:  Author; Reader; Illustrator; Children.


Palavras-chave


Autor; Leitor; Ilustrador; Crianças.

Texto completo:

PDF HTML

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Simone Lancini

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.