A reconstrução da identidade brasileira por meio da carnavalização em Concerto Amazônico.

Autores

  • Luiz Eduardo Rodrigues Amaro UFRR

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i42.30640

Palavras-chave:

Concerto Amazônico, Identidade, Carnavalização, Alteridade.

Resumo

Concerto Amazônico(2008) trabalha questões pós-modernas, que vão desde a problemática do tempo na causalidade histórica, assim como o dialogismo, a sátira e a ironia. O recorte deste estudo é a carnavalização, construindo a identidade brasileira em uma história ambientada em Cabrália. Apontamos as subversões, ironias e sátiras, que o texto literário nos apresenta por essa narração carnavalizada, decodificando-as e mostrando como elas se relacionam para a formação de uma identidade fragmentada. A perspectiva do outro, representada no indígena Angaturama, do povo Wajãpi; e de tantos outros, incluindo o próprio narrador-personagem, Caminha, estabelecem uma relação de espelhamento, que revelam a pluralidade existente dentro da identidade do nosso próprio povo.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Rodrigues Amaro, UFRR

Doutor pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Pós-Doutor pela Univesidade Federal de Roraima, na qual é professor adjunto.

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Publicado

2020-03-23