A reconstrução da identidade brasileira por meio da carnavalização em Concerto Amazônico.

Autores

  • Luiz Eduardo Rodrigues Amaro UFRR

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i42.30640

Palavras-chave:

Concerto Amazônico, Identidade, Carnavalização, Alteridade.

Resumo

Concerto Amazônico(2008) trabalha questões pós-modernas, que vão desde a problemática do tempo na causalidade histórica, assim como o dialogismo, a sátira e a ironia. O recorte deste estudo é a carnavalização, construindo a identidade brasileira em uma história ambientada em Cabrália. Apontamos as subversões, ironias e sátiras, que o texto literário nos apresenta por essa narração carnavalizada, decodificando-as e mostrando como elas se relacionam para a formação de uma identidade fragmentada. A perspectiva do outro, representada no indígena Angaturama, do povo Wajãpi; e de tantos outros, incluindo o próprio narrador-personagem, Caminha, estabelecem uma relação de espelhamento, que revelam a pluralidade existente dentro da identidade do nosso próprio povo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Rodrigues Amaro, UFRR

Doutor pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Pós-Doutor pela Univesidade Federal de Roraima, na qual é professor adjunto.

Downloads

Publicado

2020-03-23