Comunidades de leitores e escrita colaborativa na Internet e o ensino de literatura para os ledores conectados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i44.36030

Palavras-chave:

Ensino de literatura, leitor movente, comunidade de leitores, literatura híbrida.

Resumo

Este estudo problematiza o ensino de literatura na contemporaneidade destacando a cisão existente entre as escolas, os textos e os leitores. Com a investigação, objetivamos debater o novo perfil de leitor que emerge nos meios digitais e a literatura das primeiras décadas do século XXI, movente e híbrida. Para tanto, recorremos aos exemplos das comunidades de leitores e à prática de escritas literárias coletivas na Internet, enquanto recursos possíveis para dirimir, mitigar as lacunas existentes na atual formação do leitor literário no ambiente escolar.  

Biografia do Autor

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB). Desenvolve pesquisa em Práticas de Leitura e Formação de Professores, com ênfase nas seguintes temáticas: hiperleituras, comportamentos leitores em ambientes virtuais, produção e recepção literária nas redes sociais, docência e Tecnologias DIgitais da Informação e Comunicação (TDICs). Acumula experiência enquanto Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino e Professor. Atualmente é professor substituto na (UNEB) atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e Coordenador do Programa Universidade Para Todos (UPT). Integrante do grupo de pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR).

Denise Dias de Carvalho Sousa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Letras (PUCRS). Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR). https://orcid.org/0000-0003-4524-5995. Email: dsousa@uneb.br

Downloads

Publicado

2020-11-02