Comunidades de leitores e escrita colaborativa na Internet e o ensino de literatura para os ledores conectados

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v24i44.36030

Schlagworte:

Ensino de literatura, leitor movente, comunidade de leitores, literatura híbrida.

Abstract

Este estudo problematiza o ensino de literatura na contemporaneidade destacando a cisão existente entre as escolas, os textos e os leitores. Com a investigação, objetivamos debater o novo perfil de leitor que emerge nos meios digitais e a literatura das primeiras décadas do século XXI, movente e híbrida. Para tanto, recorremos aos exemplos das comunidades de leitores e à prática de escritas literárias coletivas na Internet, enquanto recursos possíveis para dirimir, mitigar as lacunas existentes na atual formação do leitor literário no ambiente escolar.  

Autor/innen-Biografien

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB). Desenvolve pesquisa em Práticas de Leitura e Formação de Professores, com ênfase nas seguintes temáticas: hiperleituras, comportamentos leitores em ambientes virtuais, produção e recepção literária nas redes sociais, docência e Tecnologias DIgitais da Informação e Comunicação (TDICs). Acumula experiência enquanto Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino e Professor. Atualmente é professor substituto na (UNEB) atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e Coordenador do Programa Universidade Para Todos (UPT). Integrante do grupo de pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR).

Denise Dias de Carvalho Sousa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Letras (PUCRS). Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR). https://orcid.org/0000-0003-4524-5995. Email: dsousa@uneb.br

Veröffentlicht

2020-11-02