A PINTURA DE PAISAGEM ENTRE ARTE E CIÊNCIA: GOETHE, HACKERT, HUMBOLDT

Claudia Valladão de Mattos

Resumo


O presente artigo visa discutir
o modelo de pintura de paisagem adota-
do pelo naturalista Alexander von
Humboldt em seu livro Ansichten der
Natur (Quadros da Natureza) e em outros
escritos. Levantamos a hipótese de que tal
modelo tenha derivado de forma mais ou
menos direta dos “Fragmentos Teóricos
sobre Pintura de Paisagem” (Theoretische
Fragmente über Landschaftsmalerei) do pin-
tor alemão residente em Nápoles, Jakob
Philipp Hackert, que havia sido professor
de Goethe durante sua viagem à Itália.
Procuramos ainda mostrar como esse
modelo foi importante para o desenvol-
vimento de uma pintura de paisagem de
tendência “classicizante” no Brasil, na
primeira metade do século XIX.

Palavras-chave


Pintura de paisagem, écfrase, Alexander von Humboldt, Jakob Philipp Hackert, Goethe.

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