A PINTURA DE PAISAGEM ENTRE ARTE E CIÊNCIA: GOETHE, HACKERT, HUMBOLDT

Auteurs

  • Claudia Valladão de Mattos UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v8i10.37826

Mots-clés :

Pintura de paisagem, écfrase, Alexander von Humboldt, Jakob Philipp Hackert, Goethe.

Résumé

O presente artigo visa discutir
o modelo de pintura de paisagem adota-
do pelo naturalista Alexander von
Humboldt em seu livro Ansichten der
Natur (Quadros da Natureza) e em outros
escritos. Levantamos a hipótese de que tal
modelo tenha derivado de forma mais ou
menos direta dos “Fragmentos Teóricos
sobre Pintura de Paisagem” (Theoretische
Fragmente über Landschaftsmalerei) do pin-
tor alemão residente em Nápoles, Jakob
Philipp Hackert, que havia sido professor
de Goethe durante sua viagem à Itália.
Procuramos ainda mostrar como esse
modelo foi importante para o desenvol-
vimento de uma pintura de paisagem de
tendência “classicizante” no Brasil, na
primeira metade do século XIX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2020-08-27