A PINTURA DE PAISAGEM ENTRE ARTE E CIÊNCIA: GOETHE, HACKERT, HUMBOLDT
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v8i10.37826Palavras-chave:
Pintura de paisagem, écfrase, Alexander von Humboldt, Jakob Philipp Hackert, Goethe.Resumo
O presente artigo visa discutiro modelo de pintura de paisagem adota-
do pelo naturalista Alexander von
Humboldt em seu livro Ansichten der
Natur (Quadros da Natureza) e em outros
escritos. Levantamos a hipótese de que tal
modelo tenha derivado de forma mais ou
menos direta dos “Fragmentos Teóricos
sobre Pintura de Paisagem” (Theoretische
Fragmente über Landschaftsmalerei) do pin-
tor alemão residente em Nápoles, Jakob
Philipp Hackert, que havia sido professor
de Goethe durante sua viagem à Itália.
Procuramos ainda mostrar como esse
modelo foi importante para o desenvol-
vimento de uma pintura de paisagem de
tendência “classicizante” no Brasil, na
primeira metade do século XIX.
Downloads
Publicado
2020-08-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).