O CAOS Sacro, uma análise do sagrado em "O homossexual ou a dificuldade de se expressar" de Copi

Autores

  • Suzi Frankl Sperber UNICAMP
  • Ariana Zilioti UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.41968

Palavras-chave:

tragédia, Copi, sagrado

Resumo

A partir dos conceitos de marca vitimária, crise indiferenciadora e assassínio coletivo presentes na teoria de René Girard, este artigo pretende investigar a elaboração do sagrado pelo dramaturgo argentino Copi na peça O homossexual ou a dificuldade de se expressar. Conhecido pela ambientação queer e pelo humor trash, nesta obra o autor borra os limites entre sagrado e profano, entre crime, vítima e sacrifício e, assim, nos revela aspectos fundamentais da condição humana.

Biografia do Autor

Suzi Frankl Sperber, UNICAMP

Suzi Frankl Sperber é professora titular e professora colaboradora do IEL e do IA da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação (1965), mestrado (1967) e doutorado (1972) em Letras pela USP e Livre-docência em Teoria e Crítica Literárias pela UNICAMP (1998). Foi coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - LUME por treze anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, hermenêutica, Guimarães Rosa, teatro, pesquisa e ação dramática, "Dramaturg".

Ariana Zilioti, UNICAMP

Ariana Zilioti é mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária do IEL/UNICAMP. É graduada em Filosofia pela UNICAMP e em Arts de la Scène pela Université de Lorraine, França. Atualmente, estuda o autor argentino Copi, sobretudo sua produção dramatúrgica, bem como teoria do teatro e a poética aristotélica.

Referências

AIRA, Cesar. Copi. Buenos Aires: Beatriz Viterbo Editora, 1991.

COPI. Théâtre. Paris: Christian Bourgois Éditeur, 2018.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 11: totem e tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GIRARD, René. La violence et le sacré. Paris: Bernard Grasset, 1972.

GIRARD, René. O bode expiatório. São Paulo: Paulus, 2004.

LINK, Daniel. La lógica de Copi. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2017.

SPERBER, Suzi Frankl. Ficção e razão: uma retomada das formas simples. São Paulo: Hucitec; Fapesp, 2009.

Downloads

Publicado

2021-05-31