O CAOS Sacro, uma análise do sagrado em "O homossexual ou a dificuldade de se expressar" de Copi
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.41968Mots-clés :
tragédia, Copi, sagradoRésumé
A partir dos conceitos de marca vitimária, crise indiferenciadora e assassínio coletivo presentes na teoria de René Girard, este artigo pretende investigar a elaboração do sagrado pelo dramaturgo argentino Copi na peça O homossexual ou a dificuldade de se expressar. Conhecido pela ambientação queer e pelo humor trash, nesta obra o autor borra os limites entre sagrado e profano, entre crime, vítima e sacrifício e, assim, nos revela aspectos fundamentais da condição humana.
Références
AIRA, Cesar. Copi. Buenos Aires: Beatriz Viterbo Editora, 1991.
COPI. Théâtre. Paris: Christian Bourgois Éditeur, 2018.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 11: totem e tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GIRARD, René. La violence et le sacré. Paris: Bernard Grasset, 1972.
GIRARD, René. O bode expiatório. São Paulo: Paulus, 2004.
LINK, Daniel. La lógica de Copi. Buenos Aires: Eterna Cadencia Editora, 2017.
SPERBER, Suzi Frankl. Ficção e razão: uma retomada das formas simples. São Paulo: Hucitec; Fapesp, 2009.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).