Olhos que recusam, ou, é possível falar de religião na poesia de Carlos Drummond de Andrade?

Autores

  • Cleide Maria Oliveira CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v26i48.46208

Palavras-chave:

Carlos Drummond de Andrade, Paul Tillich, "A máquina do mundo"

Resumo

O presente ensaio propõe a leitura do poema “A máquina do mundo” (Claro Enigma), de Drummond, no qual o tema da pedra/objeto interceptante é retomado em perspectiva desencantada, e a “máquina do mundo” é recebida por olhos entediados, que declinam da sedução do misterioso objeto, já cantado por Dante e Camões. O que se deseja nessa leitura é pôr em manifesto certa inquietude própria do eu-lírico drummondiano, duvidoso de si, dos limites a si impostos e do mundo de signos no qual se insere, o que tem como consequência a incapacidade de manter a adesão a sistemas de sentido metafísico, tudo isso traduzido em “olhos incuriosos”, que negam a abertura do mistério quando ele se oferta generosamente. Como arcabouço teórico a nossa interpretação tomaremos as considerações do teólogo Paul Tillich, especialmente em seu livro “A teologia da cultura”, para quem o conceito de religião se confunde com o de cultura, na medida em que em ambos o que está em jogo é a expressão de uma preocupação última, ou um Incondicionado, que pode sim ser chamado de IAVHE, Tupã, Shiva, Buda, etc, mas não se confunde com essas circunscrições do mistério último. A conclusão a que chega o artigo é a de que há em Drummond uma recusa radical a esquemas explicativos ou metanarrativas, e, na perspectiva de Tillich, tal recusa ainda assim levanta questões religiosas, na medida em que essas são reflexos de um profundo mal-estar existencial.

Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade, Paul Tillich, A máquina do mundo.

Biografia do Autor

Cleide Maria Oliveira, CEFET-MG

Doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio, professor de Literatura e Cultura Brasileira no CEFET-MG

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia. Vol. I. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013.

ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia. Vol. II. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009.

ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia. Vol. III. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009.

ANDRADE, Carlos Drummond. Maria Julieta entrevista Carlos. CD. Rio de Janeiro: Luz da Cidade, 2002.

ACHCAR, Francisco. Carlos Drummond de Andrade. Folha Explica. São Paulo: PubliFolha, 2000.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM Editores, 1987.

CALVANI, Carlos Eduardo Brandão. Momentos de beleza: teologia e MPB a partir de Tillich. Revista Eletrônica Correlatio, n. 8, outubro de 2005.

CANDIDO, Antônio. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1970.

CÍCERO, Antônio. A máquina do mundo. Folha de São Paulo, 07 de agosto de 2010. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0708201022.htm>. Acesso em 30 ago. 2021.

HANSEN, João Adolfo. Máquina do mundo. Teresa - Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 19, 2018.

JONAS, H. La religión gnóstica: El mensage del Dios Extraño y los comienzos del cristianismo. Traducción de Menchu Gutiérrez. Madrid: Ediciones Siruela, 2000.

LEITES JÚNIOR, Pedro. A(s) máquina(s) do(s) mundo(s): releitura e intertexto entre Dante, Camões, Drummond e Haroldo de Campos. Revista Ave palavra, ed. 12, 2011.

MATHEUS, Maurílio. A religião e o conceito de religião em Paul Tillich. Dissertação. Juiz de Fora: UFJF, 2014.

OLIVEIRA, Maria Lúcia M. de. Figurações alegóricas da máquina do mundo. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno11-09.html>. Acesso em 27 ago. 2021.

PAZ, Octávio. Os filhos do barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

PIEPER, Frederico. Análise religiosa da cultura e arte em Paul Tillich: considerações introdutórias. Anotações para aula da disciplina Hermenêutica e religião de 10.11.2011. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora/PPCIR, 2011.

SANTIAGO, Silviano. Camões e Drummond: a máquina do mundo. Rutgers: Hispania, v. 49, n. 3, 1996.

TILLICH, Paul. Teologia da Cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.

VILLAÇA, Alcides. Poesia de Drummond: na trilha dos enigmas. In: Caderno de leituras Carlos Drummond de Andrade: orientação para o trabalho em sala de aula. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Disponível: <https://repositorio.usp.br/item/002439108>. Acesso em 30 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-05