Olhos que recusam, ou, é possível falar de religião na poesia de Carlos Drummond de Andrade?
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v26i48.46208Mots-clés :
Carlos Drummond de Andrade, Paul Tillich, "A máquina do mundo"Résumé
O presente ensaio propõe a leitura do poema “A máquina do mundo” (Claro Enigma), de Drummond, no qual o tema da pedra/objeto interceptante é retomado em perspectiva desencantada, e a “máquina do mundo” é recebida por olhos entediados, que declinam da sedução do misterioso objeto, já cantado por Dante e Camões. O que se deseja nessa leitura é pôr em manifesto certa inquietude própria do eu-lírico drummondiano, duvidoso de si, dos limites a si impostos e do mundo de signos no qual se insere, o que tem como consequência a incapacidade de manter a adesão a sistemas de sentido metafísico, tudo isso traduzido em “olhos incuriosos”, que negam a abertura do mistério quando ele se oferta generosamente. Como arcabouço teórico a nossa interpretação tomaremos as considerações do teólogo Paul Tillich, especialmente em seu livro “A teologia da cultura”, para quem o conceito de religião se confunde com o de cultura, na medida em que em ambos o que está em jogo é a expressão de uma preocupação última, ou um Incondicionado, que pode sim ser chamado de IAVHE, Tupã, Shiva, Buda, etc, mas não se confunde com essas circunscrições do mistério último. A conclusão a que chega o artigo é a de que há em Drummond uma recusa radical a esquemas explicativos ou metanarrativas, e, na perspectiva de Tillich, tal recusa ainda assim levanta questões religiosas, na medida em que essas são reflexos de um profundo mal-estar existencial.
Palavras-chave: Carlos Drummond de Andrade, Paul Tillich, A máquina do mundo.
Références
ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia. Vol. I. Rio de Janeiro: BestBolso, 2013.
ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia. Vol. II. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009.
ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia. Vol. III. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009.
ANDRADE, Carlos Drummond. Maria Julieta entrevista Carlos. CD. Rio de Janeiro: Luz da Cidade, 2002.
ACHCAR, Francisco. Carlos Drummond de Andrade. Folha Explica. São Paulo: PubliFolha, 2000.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM Editores, 1987.
CALVANI, Carlos Eduardo Brandão. Momentos de beleza: teologia e MPB a partir de Tillich. Revista Eletrônica Correlatio, n. 8, outubro de 2005.
CANDIDO, Antônio. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1970.
CÍCERO, Antônio. A máquina do mundo. Folha de São Paulo, 07 de agosto de 2010. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0708201022.htm>. Acesso em 30 ago. 2021.
HANSEN, João Adolfo. Máquina do mundo. Teresa - Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 19, 2018.
JONAS, H. La religión gnóstica: El mensage del Dios Extraño y los comienzos del cristianismo. Traducción de Menchu Gutiérrez. Madrid: Ediciones Siruela, 2000.
LEITES JÚNIOR, Pedro. A(s) máquina(s) do(s) mundo(s): releitura e intertexto entre Dante, Camões, Drummond e Haroldo de Campos. Revista Ave palavra, ed. 12, 2011.
MATHEUS, Maurílio. A religião e o conceito de religião em Paul Tillich. Dissertação. Juiz de Fora: UFJF, 2014.
OLIVEIRA, Maria Lúcia M. de. Figurações alegóricas da máquina do mundo. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno11-09.html>. Acesso em 27 ago. 2021.
PAZ, Octávio. Os filhos do barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
PIEPER, Frederico. Análise religiosa da cultura e arte em Paul Tillich: considerações introdutórias. Anotações para aula da disciplina Hermenêutica e religião de 10.11.2011. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora/PPCIR, 2011.
SANTIAGO, Silviano. Camões e Drummond: a máquina do mundo. Rutgers: Hispania, v. 49, n. 3, 1996.
TILLICH, Paul. Teologia da Cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.
VILLAÇA, Alcides. Poesia de Drummond: na trilha dos enigmas. In: Caderno de leituras Carlos Drummond de Andrade: orientação para o trabalho em sala de aula. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Disponível: <https://repositorio.usp.br/item/002439108>. Acesso em 30 ago. 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).