Slam das Minas do Rio de Janeiro: Erga a sua voz!
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v27i51.50451Palavras-chave:
Slam das Minas RJ, rua, performance, corpo, territorialidadesResumo
O escopo desse artigo visa salientar o discurso poético presente no “Slam das Minas do Rio de Janeiro” como ato de re(existência), trazendo à luz o surgimento do coletivo e a sua contribuição para construção de uma sociedade mais inclusiva. Abordaremos o corpo e a sua relevância para os ambientes outrora lidos como sacralizados, uma vez que o slam, através de táticas, consegue ocupar alguns desses territórios, evidenciando, assim, outras possibilidades de enfrentamento de problemas sociais que afligem a coletividade.Referências
ALVES, Rôssi. No amor, na correria, no flow: experiências de ressignificação da resistência na última década. In: BARON, Lia; CARNEIRO, Juliana (Orgs). Cultura é Território. Niterói: Niterói Livros, 2020.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas sobre uma teoria performativa de assembleia. Trad: Fernada Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico, as Heterotopias. Trad: Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 edições, 2013.
FREITAS, Daniela Silva de. Ensaios sobre o rap e o slam na São Paulo contemporânea. 2018. 132 f. Tese (Doutorado) Departamento de Letras da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018.
FONTES, Adriana S. Intervenções temporárias, marcas permanentes. Apropriações, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro, Casa da Palavra: FAPERJ, 2013.
HARVEY, David. A liberdade da Cidade. In: Cidades Rebeldes - passe livre e as manifestações que tomaram as ruas. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013. Carta Maior, vol. 1, 112 p.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Trad: Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Trad. Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
PEREGRINO, Miriane. Luanda Slam: a literatura angolana fora da página. 2019, 220 f. Tese (Doutorado). Departamento de Ciência da Literatura, 2019.
SIMAS, Luiz A. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira; Maria Lucia Diniz Pochat; Maria Ines de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Sites e outras plataformas digitais:
https://www.instagram.com/slamdasminasrj/
https://www.instagram.com/batalhadoreal/
https://www.instagram.com/viadutomadureira/
https://www.instagram.com/siga_o_ccrp/
https://www.instagram.com/tomgritopoeta/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).