Slam das Minas do Rio de Janeiro: Erga a sua voz!

Autori

  • Rossi Alves Gonçalves Universidade Federal Fluminense
  • Talita Miranda da Costa Mathias Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades- UFF

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i51.50451

Parole chiave:

Slam das Minas RJ, rua, performance, corpo, territorialidades

Abstract

O escopo desse artigo visa salientar o discurso poético presente no “Slam das Minas do Rio de Janeiro” como ato de re(existência), trazendo à luz o surgimento do coletivo e a sua contribuição para construção de uma sociedade mais inclusiva. Abordaremos o corpo e a sua relevância para os ambientes outrora lidos como sacralizados, uma vez que o slam, através de táticas, consegue ocupar alguns desses territórios, evidenciando, assim, outras possibilidades de enfrentamento de problemas sociais que afligem a coletividade.

Biografie autore

Rossi Alves Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

É Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cultura e Territorialidades ( IACS- Niteroi) e do bacharelado em Produção Cultural ( IHS- Rio das Ostras)- UFF. Tem Pós-Doutorado em Estudos Culturais, pelo PACC/UFRJ; Doutorado em Letras, na área de concentração Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Mestrado em Poética, também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Associada da UFF. Como pesquisadora, atua na área de cultura urbana em interface com políticas públicas; espaço público e juventude, Literaturas não canônicas e arte e gambiarras na vida cotidiana dos subúrbios.

Talita Miranda da Costa Mathias, Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades- UFF

(in memorian) Talita Miranda era mestranda no PPCULT- Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades- UFF e graduada em Letras pela UERJ. Desenvolvia pesquisa sobre o Slam das Minas RJ, pensando nas possibilidades do corpo marginalizado transformar o espaço público com arte e ativismo. Era poeta, feminista, negra, linda, inteligente, efusiva! Em janeiro de 2022, tivemos notícia da sua morte em circunstâncias bastante suspeitas. 

Riferimenti bibliografici

ALVES, Rôssi. No amor, na correria, no flow: experiências de ressignificação da resistência na última década. In: BARON, Lia; CARNEIRO, Juliana (Orgs). Cultura é Território. Niterói: Niterói Livros, 2020.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas sobre uma teoria performativa de assembleia. Trad: Fernada Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico, as Heterotopias. Trad: Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 edições, 2013.

FREITAS, Daniela Silva de. Ensaios sobre o rap e o slam na São Paulo contemporânea. 2018. 132 f. Tese (Doutorado) Departamento de Letras da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018.

FONTES, Adriana S. Intervenções temporárias, marcas permanentes. Apropriações, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro, Casa da Palavra: FAPERJ, 2013.

HARVEY, David. A liberdade da Cidade. In: Cidades Rebeldes - passe livre e as manifestações que tomaram as ruas. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013. Carta Maior, vol. 1, 112 p.

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Trad: Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Trad. Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.

PEREGRINO, Miriane. Luanda Slam: a literatura angolana fora da página. 2019, 220 f. Tese (Doutorado). Departamento de Ciência da Literatura, 2019.

SIMAS, Luiz A. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira; Maria Lucia Diniz Pochat; Maria Ines de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Sites e outras plataformas digitais:

https://www.instagram.com/slamdasminasrj/

https://www.instagram.com/batalhadoreal/

https://www.instagram.com/viadutomadureira/

https://www.instagram.com/siga_o_ccrp/

https://www.instagram.com/tomgritopoeta/

https://www.youtube.com/watch?v=DbQXy_jcCXE

https://www.youtube.com/watch?v=e0hf7tHbjYM

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-06-08