"Essa Mulher" e "Sonora": dois relatos de mulheres compositoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i52.53855

Resumo

O presente texto propõe um breve relato de duas experiências em torno de coletivos musicais formado por mulheres compositoras, na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2016 e 2021: o Sonora – Festival Internacional de Compositoras e o Essa Mulher. Escrito a duas vozes, o relato se divide em duas partes: uma primeira, conduzido por Ilessi, a partir da perspectiva da organização, produção e execução dos projetos; e a segunda, por Paloma Roriz, a partir de suas participações musicais nos eventos promovidos pelos dois coletivos.

Biografia do Autor

Ilessi Souza da Silva, UNICAMP

Doutoranda em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestra do PROEMUS - Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020-2022). Licenciada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Paloma Roriz, PUC-Rio [Faperj]

Pós-doutoranda [FAPERJ-PDR-10] em Literatura Comparada junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) do Departamento de Letras da PUC-Rio. Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense.

Referências

LACERDA, Luísa Damaceno de. Memórias compostas: narrativas de cantoras-compositoras no Rio de Janeiro. 100f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, 2017.

VELON, Marcela da Silva. Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro - Análise feminista e decolonial. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Edição

Seção

3ªm Cultural - Outras Margens