"Essa Mulher" e "Sonora": dois relatos de mulheres compositoras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v27i52.53855

Résumé

O presente texto propõe um breve relato de duas experiências em torno de coletivos musicais formado por mulheres compositoras, na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2016 e 2021: o Sonora – Festival Internacional de Compositoras e o Essa Mulher. Escrito a duas vozes, o relato se divide em duas partes: uma primeira, conduzido por Ilessi, a partir da perspectiva da organização, produção e execução dos projetos; e a segunda, por Paloma Roriz, a partir de suas participações musicais nos eventos promovidos pelos dois coletivos.

Bibliographies de l'auteur-e

Ilessi Souza da Silva, UNICAMP

Doutoranda em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestra do PROEMUS - Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020-2022). Licenciada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Paloma Roriz, PUC-Rio [Faperj]

Pós-doutoranda [FAPERJ-PDR-10] em Literatura Comparada junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) do Departamento de Letras da PUC-Rio. Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense.

Références

LACERDA, Luísa Damaceno de. Memórias compostas: narrativas de cantoras-compositoras no Rio de Janeiro. 100f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, 2017.

VELON, Marcela da Silva. Ação e obra de três coletivos de mulheres músicas na cidade do Rio de Janeiro - Análise feminista e decolonial. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, 2022.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-27

Numéro

Rubrique

3ªm Cultural - Outras Margens