A autorrepresentação e a mulher indígena no slam: A poesia de Auritha Tabajara e a ruptura com a representação hegemônica
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v27i51.58521Palavras-chave:
slam, autorrepresentação, mulher indígena, hegemoniaResumo
A recente cena do Poetry Slam nos brinda enquanto pesquisadores de literatura a oportunidade de pensar, analisar e discutir temáticas originais e necessárias e nos permite fazer ecoar vozes e produções literárias que há muito são silenciadas nos currículos. Assim, este artigo busca pensar a potência da autorrepresentação através da poesia de Auritha Tabajara e sua relevância na ruptura com a representação hegemônica.Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ANZALDÚA, Glória. Queer(izar) a escritora – Loca, escritora y chicana. Tradução de Tatiana Nascimento. In: BRANDÃO, Izabel (Org.) Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis, EDUFAL, Editora da UFSC, 2017. Disponível em: <https://brota.noblogs.org/files/2016/01/Queerizar-a-escritora_Gloria-Anzaldua.pdf>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2022.
BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação: elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989, p. 107-132.
DALCASTAGNÉ, Regina. O prego e o rinoceronte: resistências na literatura brasileira. Porto Alegre: Zouk, 2021.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
LIENHARD, Martin. La voz y su huella. La Habana: Casa de las Américas, 1990.
LUGONES, María. Colonialidad y género. Tábula Rasa, n. 9, julio-diciembre, Colômbia, 2008, p. 73-101. Disponível em: <https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf>. Acesso em: 20 de setembro de 2021.
KRENAK, Ailton. Como adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KOROL, Claudia. Feminismos populares: Las brujas necesarias en los tiempos de cólera. Nueva Sociedad, n. 265, setembro-outubro de 2016, p. 142-152.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.
OYARZÚN, Kemy. Género y Etnia: Acerca Del Dialogismo En América Latina. Revista Chilena de Literatura, n. 41, Universidad de Chile, 1992, p. 33-45.
RAMA, Angel. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Tomás Rosa Bueno. 1ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
SOUZA, Roberta. Conheça a cearense Auritha Tabajara, primeira mulher indígena a publicar livros em cordel no Brasil. Diário do Nordeste, 24 de março de 2021. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/conheca-a-cearense-auritha-tabajara-primeira-mulher-indigena-a-publicar-livros-em-cordel-no-brasil-1.3063460>. Acesso em: 18 de março de 2022.
TABAJARA, Auritha. Slam Cúir | Auritha Tabajara “Terceiro Cordel”, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8CRbHGQ-b4I&t=31s&ab_channel=FlupRJ>. Acesso em: 18 de março de 2022.
TABAJARA, Auritha. #AbrilIndigenaLit #21# | All About That Book, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qyxf-o7MsCM&ab_channel=MayraSigwalt-AllAboutThatBook>. Acesso em: 15 de março de 2022.
TENNINA, Lucía. Cuidado com os poetas: Literatura e periferia na cidade de São Paulo. Trad. Ary Pimentel. Porto Alegre: Zouk, 2017.
TESTA, Eliane Cristina; FERREIRA, Soraima Moreira Alves. Coração na aldeia, pés no mundo - entrevista com Auritha Tabajara. Revista Letras Raras, [S.l.], v. 10, n. 3, p. Port. 279-283, out. 2021. ISSN 2317-2347. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/2159/1624>. Acesso em: 07 fev. 2022. doi: <http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v10i3.2159>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).