Ilan Brenman: o leitor, o autor, o pensador
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.58665Palavras-chave:
literatura infantil brasileira, entrevista, Ilan BrenamnResumo
Ilan Brenman é um dos principais escritores da literatura infantil brasileira. Artista múltiplo e intelectual atuante, sua produção congrega mais de 80 obras, muitas delas agraciadas com prêmios nacionais e internacionais e traduzidas em mais de dezessete países. Essa entrevista revela um pouco mais da sua trajetória profissional, do seu processor criador e de como a literatura contribuiu para a formação do autor em que ele se tornou. Sua produção circula entre diferentes gêneros e temáticas em que prevalecem a comunicabilidade, o jogo lúdico da linguagem, a dialogia com textos culturais diversos, além do diálogo entre o texto verbal e o imagético. Todos esses elementos revelam uma produção literária infantil que se compromete, sobretudo, com o valor estético. Sua postura em relação ao “politicamente correto” na literatura, que retirou de circulação obras consideradas “inapropriadas” para crianças, denota a sua preocupação com a formação de um leitor crítico, capaz de refletir sobre a realidade que o cerca, sem abrir mão da fantasia tão necessária para a sobrevivência do ser humano.
Referências
ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Trad: Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do gato, 2012.
BRENMAN, Ilan. Disponível em: http://www.ilan.com.br/104/sobre-o-ilan-brenman/. Acesso em: 20 nov.2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosa Cuba Riche
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).