Ilan Brenman: o leitor, o autor, o pensador
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.58665Mots-clés :
literatura infantil brasileira, entrevista, Ilan BrenamnRésumé
Ilan Brenman é um dos principais escritores da literatura infantil brasileira. Artista múltiplo e intelectual atuante, sua produção congrega mais de 80 obras, muitas delas agraciadas com prêmios nacionais e internacionais e traduzidas em mais de dezessete países. Essa entrevista revela um pouco mais da sua trajetória profissional, do seu processor criador e de como a literatura contribuiu para a formação do autor em que ele se tornou. Sua produção circula entre diferentes gêneros e temáticas em que prevalecem a comunicabilidade, o jogo lúdico da linguagem, a dialogia com textos culturais diversos, além do diálogo entre o texto verbal e o imagético. Todos esses elementos revelam uma produção literária infantil que se compromete, sobretudo, com o valor estético. Sua postura em relação ao “politicamente correto” na literatura, que retirou de circulação obras consideradas “inapropriadas” para crianças, denota a sua preocupação com a formação de um leitor crítico, capaz de refletir sobre a realidade que o cerca, sem abrir mão da fantasia tão necessária para a sobrevivência do ser humano.
Références
ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Trad: Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do gato, 2012.
BRENMAN, Ilan. Disponível em: http://www.ilan.com.br/104/sobre-o-ilan-brenman/. Acesso em: 20 nov.2022.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Rosa Cuba Riche 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).