Sujos quintais com tesouros: a obra infantojuvenil da Condessa de Ségur revisitada por Agustina Bessa-Luís nas biografias de Vieira da Silva e Paula Rego
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.59232Palavras-chave:
Literatura infantojuvenil, Condessa de Ségur, Agustina Bessa-Luís, Vieira da Silva, Paula Rego.Resumo
Destaco neste artigo a influência da obra infantojuvenil da Condessa de Ségur na produção literária e pictórica de três portuguesas reunidas por iniciativa de Agustina Bessa-Luís. As experiências inusitadas com a escrita confessional levadas a cabo pela escritora, tanto na sua autobiografia como nas biografias sobre as pintoras Vieira da Silva e Paula Rego, abordam aspectos da função educativa da literatura para jovens, tal como são propagados na “Trilogia de Fleurville” da Condessa, e aspectos do questionamento e ruptura do antigo paradigma, tal como aparece no conto “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector, onde a noção da verdade, implícita nos “sujos quintais com tesouros”, estabelece parâmetros para a produção de textos mais modernos, críticos e conscientes dos desafios de colaborar para uma formação verdadeiramente humanística na faixa etária a que se destinam.
Referências
BARRENO, Maria Isabel; HORTA, Maria Teresa; COSTA, Maria Velho da. Novas cartas portuguesas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1974.
BESSA-LUÍS, Agustina. O livro de Agustina. Lisboa: Guerra e Paz Editores, 2002/2007.
BESSA-LUÍS, Agustina. Longos dias têm cem anos. Presença de Vieira da Silva (Seguido de outros textos sobre Maria Helena e Arpad). Organização, fixação do texto e notas, Manuel Vieira da Cruz e Luís Abel Ferreira. Lisboa: Guimarães Editores, 2009a.
BESSA-LUÍS, Agustina (Texto); REGO, Paula (Pinturas). As meninas. Lisboa: Guerra e Paz Editores, 2008.
BESSA-LUÍS, Agustina. Dentes de rato. São Paulo: Peirópolis, 2006.
BESSA-LUÍS, Agustina. Vento, areia e amoras bravas. São Paulo: Peirópolis, 2009b.
BESSA-LUÍS, Agustina. Nasci adulta, morrerei criança. Documentário biográfico sobre Agustina Bessa-Luís. Direção: Antonio José de Almeida, 2005.
CHACHAM, Vera. D’Os desastres de Sofia a Sofia, a desastrada: a sobrevivência da literatura de um mundo desaparecido. Dossiê literatura e memória. Arquivos do CMD, v. 3, n. 2, ago./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/CMD/article/view/8892/7925.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil – teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura – arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.
CORRÊA, Priscila Kaufmann. Escritoras em circulação: traduções da Condessa de Ségur e Louisa May Alcott no Brasil. In: Anais do VIII Congresso Brasileiro em Educação. Universidade Estadual de Maringá, 29 de junho a 2 julho de 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/18368480-Escritoras-em-circulacao-traducoes-da-condessa-de-segur-e-louisa-may-alcott-no-brasil.html.
FOSTER, Hal. Snow White; Pinocchio. In: Paula Rego. Catalogue. London: Thames and Hudson, Tate Gallery, 1977.
LA BOÉTIE, Éttiène de. O discurso da servidão voluntária. Petrópolis: Vozes, 2022.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
LISPECTOR, Clarice. Os desastres de Sofia. In: A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LISPECTOR, Clarice. A mulher que matou os peixes. São Paulo: Rocco, 2022.
LYOTARD, Jean-François. O inumano. Considerações sobre o tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
ROSENGARTEN, Ruth. Contrariar, esmagar, amar. A família e o Estado Novo na obra de Paula Rego. Tradução de Jorge Pereirinha Pires. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
ROSENTHAL, Gisela. Vieira da Silva (1908-1992). À procura do espaço desconhecido. Tradução de Gisela Rosenthal e Madalena Piteira. Lisboa: Taschen, 1998.
SÉGUR, Condessa de. Os desastres de Sofia. Tradução de Sônia Maria Penteado Piza. São Paulo: Editora do Brasil, s/d(a).
SÉGUR, Condessa de. As meninas exemplares. Adaptação de Virginia Lefèvre. São Paulo: Editora do Brasil, s/d(b).
SÉGUR, Condessa de. As férias. Tradução de Sônia Maria Penteado Piza. São Paulo: Editora do Brasil, s/d(c).
SÉGUR, Condessa de. Sofia, a desastrada, As meninas exemplares, As férias. Tradução e adaptação de Herberto Sales. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
VASCONCELOS, Viviane da Silva. Mãos que tecem o tempo e o espaço. Agustina Bessa-Luís e Vieira da Silva (Tese de Doutorado). Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2015.
WILLING, Nick. Paula Rego, secrets & stories/Paula Rego, histórias e segredos. Documentário. London: Kismet Films/BBC, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ermelinda Maria Araújo Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).