Os monstros nos livros ilustrados: a multimodalidade e o mundo subjetivo do leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i54.59467

Palavras-chave:

livro ilustrado, monstros, subjetividade do leitor., Literatura multimodal infantil

Resumo

O presente artigo trata da multimodalidade na literatura infantil refletindo sobre seu valor estético e sobre o tratamento dado ao personagem monstro, contrapondo a experiência estética à “psicologização” nos livros ilustrados. Dessa forma, procura-se discutir as formas de construção de um diálogo entre leitor e texto que abordam a identidade e o mundo subjetivo das crianças tendo como foco as obras Onde vivem os monstros de Maurice Sendak e Monstro Rosa de Olga de Dios, que, de formas diferentes, apresentam o monstro como metáfora para questões humanas.

Biografia do Autor

Giselly Lima de Moraes, Universidade Federal da Bahia

Professora Doutora do Departamento de Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Caroline Lima dos Santos Sacramento, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2024-03-28