1.5 Roma: A cidade aberta de Jean-Luc Nancy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61171

Palavras-chave:

Jean-Luc Nancy, Roma, Kant, Ética, Ontologia

Resumo

O que se passa quando a filosofia passa por Roma? Em lugar de assentir a um discurso do declínio da filosofia grega pela tradução dos romanos, Nancy vê nesta passagem a oportunidade de pensar aquilo que uma vez chamou de “obrigação ontológica”, um dever anterior à separação entre os domínios prático e teórico. Eis a nossa hipótese de leitura: para Nancy, a “queda” da filosofia dos gregos na ciência jurídica dos romanos fez entrar irremediavelmente o acidente na filosofia. Levado a sua plena realização com Kant, esse programa teria aberto o espaço para uma metafísica jurídica que não é nada menos que um abismo metafísico. É diante desta questão, da liberdade diante do abismo, da différance, que se projeta o imperativo pensado por Nancy. Como um dever em desconstrução, ele enuncia a desconstrução como um imperativo que nem afirma nem nega: ordena. A imperatividade é uma falsa linguagem; é a intrusão da ficção, do acidente, da casuística como linguagem do diferimento do ser. Este dever com aspecto formular tem forma jurídica. Para Nancy, ele é a chance de um porvir da filosofia.

Biografia do Autor

Gabriel Rezende, Departamento de filosofia UFPB, Paraíba, Brasil

Professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Autor de Droit et normativité chez Jacques Derrida (Mimesis, 2023), possui doutorado em filosofia pela Université Paris 8.

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Publicado

2023-09-29