1.5 Roma: A cidade aberta de Jean-Luc Nancy

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61171

Palabras clave:

Jean-Luc Nancy, Roma, Kant, Ética, Ontologia

Resumen

O que se passa quando a filosofia passa por Roma? Em lugar de assentir a um discurso do declínio da filosofia grega pela tradução dos romanos, Nancy vê nesta passagem a oportunidade de pensar aquilo que uma vez chamou de “obrigação ontológica”, um dever anterior à separação entre os domínios prático e teórico. Eis a nossa hipótese de leitura: para Nancy, a “queda” da filosofia dos gregos na ciência jurídica dos romanos fez entrar irremediavelmente o acidente na filosofia. Levado a sua plena realização com Kant, esse programa teria aberto o espaço para uma metafísica jurídica que não é nada menos que um abismo metafísico. É diante desta questão, da liberdade diante do abismo, da différance, que se projeta o imperativo pensado por Nancy. Como um dever em desconstrução, ele enuncia a desconstrução como um imperativo que nem afirma nem nega: ordena. A imperatividade é uma falsa linguagem; é a intrusão da ficção, do acidente, da casuística como linguagem do diferimento do ser. Este dever com aspecto formular tem forma jurídica. Para Nancy, ele é a chance de um porvir da filosofia.

Biografía del autor/a

Gabriel Rezende, Departamento de filosofia UFPB, Paraíba, Brasil

Professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Autor de Droit et normativité chez Jacques Derrida (Mimesis, 2023), possui doutorado em filosofia pela Université Paris 8.

Citas

FERRY, Luc; RENAULT, Alain. La question de l’éthique après Heidegger. In: LACOUE-LABARTHE, Philippe; NANCY, Jean-Luc (org.). Les fins de l’homme: à partir du travail de Jacques Derrida. Colloque de Cerisy-la-Salle. Paris: Galilée, 1981.

BARING, Edward. The Young Derrida and French Philosophy, 1945–1968. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

BIRAULT, Henri. Heidegger et l’expérience de la pensée. Paris: Gallimard, 1978.

BIRAULT, Henri. Heidegger et la pensée de la finitude. Revue Internationale de Philosophie, vol. 14, n. 52 (2) 1960.

DERRIDA, Jacques. De l’esprit. Paris: Galilée, 1987.

DERRIDA, Jacques. L’écriture et la différence. Paris: Éditions du Seuil, 1967.

DERRIDA, Jacques. Marges: de la philosophie. Paris: Les éditions de minuit, 1972.

DERRIDA, Jacques. Psyché: inventions de l’autre. Paris: Galilée, 1987-88.

DERRIDA, Jacques. Sauf le nom. Paris: Galilée, 1993.

DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx. Paris: Galilée, 1993.

FRASER, Nancy. The French Derrideans: Politicizing Deconstruction or Deconstructing the Political?. New German Critique, n. 33, 1984.

GILBERT-WALSH, James. Broken imperatives: the ethical dimension of Nancy’s thought. Philosophy & Social Criticism, v. 26, n. 2, 2000.

GUARINO, Antonio. Storia del diritto romano. Nápoles: Editore Jovene, 1981.

HEGEL, G. W. F. Phénoménologie de l’esprit. Paris: Aubier, 1992.

HEGEL, G. W. F. Vorlesungen über die Philosophie der Weltgeschichte I: Nachschriften zu dem Kolleg des Wintersemesters 1822/23. Hamburgo: F. Meiner, 1968.

HEGEL, G. W. F. Werke. 12: Vorlesungen über die Philosophie der Geschichte. Francoforte do Meno: Suhrkamp, 2021.

HEGEL, G. W. F. Werke. 18: Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie I. Francoforte do Meno: Suhrkamp, 2021.

HEGEL, G. W. F. Werke. 3: Phänomenologie des Geistes. Francoforte do Meno: Suhrkamp, 2020.

HEIDEGGER, Martin. Gesamtausgabe 5: Holzwege. Francoforte do Meno: Vittorio Klostermann, 1977.

HEIDEGGER, Martin. Gesamtausgabe 54: Parmenides. Francoforte do Meno: Vittorio Klostermann, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Kant et le problème de la métaphysique. Paris: Gallimard, 1981.

HUTCHENS, B. C. (org.). Jean-Luc Nancy: justice, legality, and world. Londres; Nova Iorque: Continuum, 2012.

KANT, Immanuel. Akademie-Ausgabe III: Kritik der reinen Vernunft. Berlim: De Gruyter, 1968-77.

LACOUE-LABARTHE, Philippe; NANCY, Jean-Luc. Rejouer le politique. Paris: Galilée, 1981.

LOIK, Daniel. Caesarisches Sehen: Heidegger über die Verrechtlichung der Wahrheit. Zeitschrift für philosophische Forschung, v. 68, n. 4, (2014), 2004.

LOIK, Daniel. Juridismus: Konturen einer kritischen Theorie des Rechts. Francoforte do Meno: Suhrkamp, 2017.

LOVISI, Claire. Introduction historique au droit. Paris: Dalloz, 2003.

NANCY, Jean-Luc. La remarque spéculative: un bon mot de Hegel. Paris: Éditions Galilée, 1973.

NANCY, Jean-Luc. Lapsus judicii. Communications, v. 26, n. 1, 1977.

NANCY, Jean-Luc. Chroniques philosophiques. Paris: Galilée, 2004.

NANCY, Jean-Luc. Éthique - et toc !. Œuvres et Critiques, v. XLV, n. 2, p. 11–16, 2020.

NANCY, Jean-Luc. L’“éthique originaire” de Heidegger. In: NANCY, J.-L. La pensée dérobée. Paris: Galilée, 2001.

NANCY, Jean-Luc. L’impératif catégorique. Paris: Flammarion, 1983.

NANCY, Jean-Luc. La communauté affrontée. Paris: Galilée, 2001.

NANCY, Jean-Luc. Préface à l’édition italienne de L’Impératif catégorique. Portique, s/v, n. 18, p. 1-6, 2006.

NEYRAT, Frédéric. Le communisme existentiel de Jean-Luc Nancy. Paris: Lignes, 2013.

NIETZSCHE, Friedrich. “Die Philosophie im tragischen Zeitalter der Griechen”. In: ibid. Werke in drei Bänden. Munique: Carl Hanser Verlag, 1954, p. 353-388.

NIETZSCHE, Friedrich. Kritischen Studienausgabe 5: Jenseits von Gut und Böse, Zur Genealogie der Moral. Berlim: de Gruyter, 1999.

PEETERS, Benoît. Derrida. Paris: Flammarion, 2010.

SELLARS, Wilfrid. Truth and correspondence. Journal of Philosophy, v. 59, n. 2, p. 29-56, 1962.

SCHILD, Wolfgang. Savigny und Hegel. Anales de la Catedra Francisco Suarez, v. 18, n. 1, p. 271–320, 1978.

THOMAS, Yan. Fictio legis: L’empire de la fiction romaine et ses limites médiévales. Droits, s/v, n. 21, p. 17-63, 1995.

THOMAS, Yan. Les artifices de la vérité en droit commun medieval. L’homme, s/v, n. 175-176, p. 113-130, 2005.

Publicado

2023-09-29