Sátira, crítica social e o problema do mal na ficção gótica de Charles Robert Maturin: "Melmoth, the wanderer"
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.63964Palavras-chave:
Maturin, melmoth, romance gótico, sátira, crítica social, anticlericalismoResumo
Este artigo trata da crítica social e do problema do mal no romance gótico de C. R. Maturin, Melmoth, the wanderer (Melmoth, o viandante), de 1820. Para tanto, problematizam-se: 1) a natureza do mal no romance, tomando-se como referência principal as personagens Melmoth e Imalee; 2) o caráter satírico do enredo; 3) a presença da crítica social do Iluminismo, particularmente o anticlericalismo e a idealização do homem natural; 4) a relação entre a crítica social de Maturin e o contexto político e literário da época. Conclui-se que esses componentes da crítica social de Maturin apontam para a disputa política irlandesa da época em torno da emancipação da maioria católica.
Downloads
Referências
BALDICK, Chris. Introduction. In: MATURIN, Charles. Melmoth, the wanderer. Oxford: Oxford University Press, 1996.
BOTTING, Fred. Gothic. Nova Iorque: Routledge, 1996
BRITO, Fernando Bezerra de. Melmoth the Wanderer, um sermão gótico irlandês. 2013. 226 f. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês) - Fflch, USP, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-18092013-112228/pt-br.php. Acesso em: 19 de abr. de 2024.
BUTLER, Marilyn. Romantics, rebels and reactionaries. English literature and its background: 1760–1830. Oxford: Oxford University Press, 1981.
BUTLER, Marilyn. Godwin, Burke, and Caleb Williams. In: WU, Duncan (org). Romanticism: a critical reader. Oxford: Routledge, 1996.
CANUEL, Mark. Religion, toleration and the British writing (1790–1830). Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
COLERIDGE, Samuel Taylor. Biographia literaria. Edimburgo: Edimburg University Press, 2014.
DIDEROT. A religiosa. Tradução: Antônio Bulhões e Miécio Tati. São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
DIDEROT. Suplemento à viagem de Bougainville. In: Obras II. Estética, poética e contos. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FERREIRA NETO, Orlando Marcondes. “As coisas como elas são”: moralidade política e social em William Godwin (1790–1800). Dissertação (Mestrado em História) - IFCH, Unicamp, Campinas, 2002, Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227723. Acesso em: 19 de abr. de 2024
FLORENZANO, Modesto. Lições de história moderna (séculos XV a XX). São Paulo: Intermeios, 2021.
FRYE, Northrop. Anatomy of criticism: four essays. Princeton: Princeton U. P., 1973.
FRYE, Northrop. The secular scripture and other writings on critical theory. (1976–1991). Toronto: University of Toronto Press, 2006.
HASLAM, Richard. Maturin and the protestant sublime. In: SAGE, Victor; SMITH, Allan Lloyd. Gothic Origins and Innovations. Amsterdam: Rodopi B. V., 1994.
HOEVELER, Diane. Demonizing the Catholic Other: Religion and the Secularization Process in Gothic. Literature. In: ELBERT, Monika; MARSHALL, Bridget M. (org.) Transnational Gothic: literary and social exchanges in the long nineteenth century. Nova Iorque: Routledge, 2013. Disponível em: https://epublications.marquette.edu/english_fac/221. Acesso em: 19 de abr. de 2024
KELLY, Gary. The English Jacobin Novel (1780–1805). Oxford: Oxford University Press, 1976.
KELLY, Gary. Introduction. In: WOLLSTONECRAFT, Mary. Mary and the wrongs of women. Oxford: Oxford University Press, 1980.
MATURIN, Charles. Melmoth, o viandante. Lisboa: Editorial Estampa, 1974. 4 v.
MATURIN, Charles. Melmoth, the Wanderer. Oxford: Oxford University Press, 1996.
MORIN, Christina. Charles Robert Maturin and the haunting of Irish fiction. Manchester: Manchester University Press, 2011.
MOYNAHAN, Julian. Anglo Irish: the literary imagination in a hyphenated culture. Princeton: Princeton University Press, 1991.
PRAZ, Mario. The romantic agony. Tradução: Angus Davidson. Oxford: Oxford University Press, 1990.
PUNTER, David. The literature of terror: a history of gothic fictions from 1765
to the present day. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2013.
SAGE, Victor. Diderot and Maturin: Enlightenment, automata, and the theater of terror. In: HORNER, Avril (org.). European gothic: a spirited exchange (1760–1960). Manchester: Manchester University Press, 1995.
SLOTERDIJK, Peter. Crítica da razão cínica. Tradução: Marco Casanova et al. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.
STAROBINSKY, Jean. Jean-Jacques Rousseau: transparência e obstáculo. Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.
STOTT, G. St. John. The Structure of Melmoth the Wanderer. Études Irlandaises, Rennes, n. XII–1, p. 41–52, jun. 1987. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/irlan_0183-973x_1987_num_12_1_2420. Acesso em: 13 abr. 2024.
STRACHAN, John. Charles Robert Maturin, Roman Catolicism and Melmoth the wanderer. In: MALEY, Willi; O’MALLY-YOUNGER, Allison. Celtic connections: Irish-Scottish relations and the politics of culture. Lausanne: Peter Lang Pubs, 2013.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. Tradução: Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, v. 1.
THOMPSON, E. P. Os românticos. Tradução: Sérgio Moraes. R. Reis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
TUATHAIGH, Gearoid Ó. Ireland before the famine (1798–1848). Dublin/Londres: Gill and Macmillan, 1972.
VARMA, Devendra. Gothic flame: being a history of the gothic novel in England. Metuchen/Londres: Scrarecrow Press, 1987.
VELDEMAN, Marie-Christine. The rise of liberal catholic nationalism in nineteenth-century Ireland. Equivalences: revue de traduction et de traductologie, Bruxelas, 2004, n. 1–2, p. 149–162, 2004. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/equiv_0751-9532_2004_num_31_1_1288. Acesso em: 15 nov. 2024.
WATSON, Nicola J. Revolution and the form of the British novel. Oxford: Clarendon Press, 1994.
WIESENFARTH, Joseph. Gothic manners and the classic English novel. Madison: The University of Wisconsin Press, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Orlando Marcondes Ferreira Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).