Sátira, crítica social e o problema do mal na ficção gótica de Charles Robert Maturin: "Melmoth, the wanderer"
DOI :
https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.63964Mots-clés :
Maturin, melmoth, romance gótico, sátira, crítica social, anticlericalismoRésumé
Este artigo trata da crítica social e do problema do mal no romance gótico de C. R. Maturin, Melmoth, the wanderer (Melmoth, o viandante), de 1820. Para tanto, problematizam-se: 1) a natureza do mal no romance, tomando-se como referência principal as personagens Melmoth e Imalee; 2) o caráter satírico do enredo; 3) a presença da crítica social do Iluminismo, particularmente o anticlericalismo e a idealização do homem natural; 4) a relação entre a crítica social de Maturin e o contexto político e literário da época. Conclui-se que esses componentes da crítica social de Maturin apontam para a disputa política irlandesa da época em torno da emancipação da maioria católica.
Téléchargements
Références
BALDICK, Chris. Introduction. In: MATURIN, Charles. Melmoth, the wanderer. Oxford: Oxford University Press, 1996.
BOTTING, Fred. Gothic. Nova Iorque: Routledge, 1996
BRITO, Fernando Bezerra de. Melmoth the Wanderer, um sermão gótico irlandês. 2013. 226 f. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês) - Fflch, USP, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-18092013-112228/pt-br.php. Acesso em: 19 de abr. de 2024.
BUTLER, Marilyn. Romantics, rebels and reactionaries. English literature and its background: 1760–1830. Oxford: Oxford University Press, 1981.
BUTLER, Marilyn. Godwin, Burke, and Caleb Williams. In: WU, Duncan (org). Romanticism: a critical reader. Oxford: Routledge, 1996.
CANUEL, Mark. Religion, toleration and the British writing (1790–1830). Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
COLERIDGE, Samuel Taylor. Biographia literaria. Edimburgo: Edimburg University Press, 2014.
DIDEROT. A religiosa. Tradução: Antônio Bulhões e Miécio Tati. São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
DIDEROT. Suplemento à viagem de Bougainville. In: Obras II. Estética, poética e contos. Tradução: J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FERREIRA NETO, Orlando Marcondes. “As coisas como elas são”: moralidade política e social em William Godwin (1790–1800). Dissertação (Mestrado em História) - IFCH, Unicamp, Campinas, 2002, Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227723. Acesso em: 19 de abr. de 2024
FLORENZANO, Modesto. Lições de história moderna (séculos XV a XX). São Paulo: Intermeios, 2021.
FRYE, Northrop. Anatomy of criticism: four essays. Princeton: Princeton U. P., 1973.
FRYE, Northrop. The secular scripture and other writings on critical theory. (1976–1991). Toronto: University of Toronto Press, 2006.
HASLAM, Richard. Maturin and the protestant sublime. In: SAGE, Victor; SMITH, Allan Lloyd. Gothic Origins and Innovations. Amsterdam: Rodopi B. V., 1994.
HOEVELER, Diane. Demonizing the Catholic Other: Religion and the Secularization Process in Gothic. Literature. In: ELBERT, Monika; MARSHALL, Bridget M. (org.) Transnational Gothic: literary and social exchanges in the long nineteenth century. Nova Iorque: Routledge, 2013. Disponível em: https://epublications.marquette.edu/english_fac/221. Acesso em: 19 de abr. de 2024
KELLY, Gary. The English Jacobin Novel (1780–1805). Oxford: Oxford University Press, 1976.
KELLY, Gary. Introduction. In: WOLLSTONECRAFT, Mary. Mary and the wrongs of women. Oxford: Oxford University Press, 1980.
MATURIN, Charles. Melmoth, o viandante. Lisboa: Editorial Estampa, 1974. 4 v.
MATURIN, Charles. Melmoth, the Wanderer. Oxford: Oxford University Press, 1996.
MORIN, Christina. Charles Robert Maturin and the haunting of Irish fiction. Manchester: Manchester University Press, 2011.
MOYNAHAN, Julian. Anglo Irish: the literary imagination in a hyphenated culture. Princeton: Princeton University Press, 1991.
PRAZ, Mario. The romantic agony. Tradução: Angus Davidson. Oxford: Oxford University Press, 1990.
PUNTER, David. The literature of terror: a history of gothic fictions from 1765
to the present day. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2013.
SAGE, Victor. Diderot and Maturin: Enlightenment, automata, and the theater of terror. In: HORNER, Avril (org.). European gothic: a spirited exchange (1760–1960). Manchester: Manchester University Press, 1995.
SLOTERDIJK, Peter. Crítica da razão cínica. Tradução: Marco Casanova et al. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.
STAROBINSKY, Jean. Jean-Jacques Rousseau: transparência e obstáculo. Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.
STOTT, G. St. John. The Structure of Melmoth the Wanderer. Études Irlandaises, Rennes, n. XII–1, p. 41–52, jun. 1987. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/irlan_0183-973x_1987_num_12_1_2420. Acesso em: 13 abr. 2024.
STRACHAN, John. Charles Robert Maturin, Roman Catolicism and Melmoth the wanderer. In: MALEY, Willi; O’MALLY-YOUNGER, Allison. Celtic connections: Irish-Scottish relations and the politics of culture. Lausanne: Peter Lang Pubs, 2013.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. Tradução: Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, v. 1.
THOMPSON, E. P. Os românticos. Tradução: Sérgio Moraes. R. Reis. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
TUATHAIGH, Gearoid Ó. Ireland before the famine (1798–1848). Dublin/Londres: Gill and Macmillan, 1972.
VARMA, Devendra. Gothic flame: being a history of the gothic novel in England. Metuchen/Londres: Scrarecrow Press, 1987.
VELDEMAN, Marie-Christine. The rise of liberal catholic nationalism in nineteenth-century Ireland. Equivalences: revue de traduction et de traductologie, Bruxelas, 2004, n. 1–2, p. 149–162, 2004. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/equiv_0751-9532_2004_num_31_1_1288. Acesso em: 15 nov. 2024.
WATSON, Nicola J. Revolution and the form of the British novel. Oxford: Clarendon Press, 1994.
WIESENFARTH, Joseph. Gothic manners and the classic English novel. Madison: The University of Wisconsin Press, 1988.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Orlando Marcondes Ferreira Neto 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).