Letramento, autoria e autoridade:
a escrita autobiográfica afro-americana de autoria feminina sob uma perspectiva historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.65979Palavras-chave:
Autobiografias afro-americanas, Mulheres negras escritoras, Histórias de letramento, Autoria, AutoridadeResumo
As narrativas de ex-escravizados nos EUA, escritas e publicadas entre os séculos XVIII e XIX, compõem uma rica tradição literária que ecoa na contemporaneidade. Neste artigo, estabeleço uma aproximação entre a contemporânea primeira autobiografia de Maya Angelou, Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (1969), e as autobiografias do século XIX, Our Nig, ou esboços da vida de uma negra livre, residente em um sobrado de brancos no norte (1859), de Harriet Wilson, e Incidentes na vida de uma menina escrava (1861), de Harriet Jacobs. Observo, nessas obras, a recorrência de histórias de letramento, além de investigar a formação da autoria dessas mulheres que as demarca como expoentes da literatura afro-americana, construindo sua autoridade ao contar suas histórias em voz alta.
Downloads
Referências
ANDREWS, William L. Introduction. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1993, p. 1–7.
ANGELOU, Maya. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. Tradução: Regiane Winarski. São Paulo: Astral Cultural, 2018.
BRAXTON, Joanne M. Autobiography and African American women’s literature. In: MITCHELL, Angelyn; TAYLOR, Danille K. (ed.). The Cambridge companion to African American women’s literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 128–149.
CARBY, Hazel V. “Hear my voice ye careless daughters”: narratives of slave and free women before emancipation. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993, p. 59–76.
DRAKE, Kimberly. Rewriting the American self: race, gender and identity in the autobiographies of Frederick Douglass and Harriet Jacobs. MELUS, v. 22, n. 4, p. 91–108, 1997.
EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face: In: BARROS, Nadilza Martins de; SCHNEIDER, Liane (org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Ideia, 2005, p. 201–212.
FETTERLEY, Judith. Introduction. In: FETTERLEY, Judith. A reader from 19th Century American Women. Bloomington: Indiana University Press, 1985, p. 1–40.
HOOKS, bell. A margem como um espaço de abertura radical. In: HOOKS, bell. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Tradução: Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019, p. 280–295.
GATES JR., Henry Louis. James Gronniosaw and the trope of the talking book. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993, p. 8–25.
JACOBS, Harriet Ann. Incidentes na vida de uma menina escrava: escrito por ela mesma: Harriet Ann Jacobs. Tradução: Ana Ban. São Paulo: Todavia, 2019.
KENT, George E. Maya Angelou’s I know why the caged bird sings and black autobiographical tradition. In: ANDREWS, William L. Introduction. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993. p. 162–170.
MORRISON, Toni. The site of memory. In: MORRISON, T. The source of self-regard: selected essays, speeches and meditations. New York: Alfred A. Knopf, 2019, p. 233–245.
WILSON, Harriet E. Our Nig, ou esboços da vida de uma negra livre, residente em um sobrado de brancos no norte. Tradução: Gabriela C. Miani. São Paulo: Aetia Editorial, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliza Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).