Letramento, autoria e autoridade:
a escrita autobiográfica afro-americana de autoria feminina sob uma perspectiva historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.65979Keywords:
Autobiografias afro-americanas, Mulheres negras escritoras, Histórias de letramento, Autoria, AutoridadeAbstract
As narrativas de ex-escravizados nos EUA, escritas e publicadas entre os séculos XVIII e XIX, compõem uma rica tradição literária que ecoa na contemporaneidade. Neste artigo, estabeleço uma aproximação entre a contemporânea primeira autobiografia de Maya Angelou, Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (1969), e as autobiografias do século XIX, Our Nig, ou esboços da vida de uma negra livre, residente em um sobrado de brancos no norte (1859), de Harriet Wilson, e Incidentes na vida de uma menina escrava (1861), de Harriet Jacobs. Observo, nessas obras, a recorrência de histórias de letramento, além de investigar a formação da autoria dessas mulheres que as demarca como expoentes da literatura afro-americana, construindo sua autoridade ao contar suas histórias em voz alta.
Downloads
References
ANDREWS, William L. Introduction. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1993, p. 1–7.
ANGELOU, Maya. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. Tradução: Regiane Winarski. São Paulo: Astral Cultural, 2018.
BRAXTON, Joanne M. Autobiography and African American women’s literature. In: MITCHELL, Angelyn; TAYLOR, Danille K. (ed.). The Cambridge companion to African American women’s literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 128–149.
CARBY, Hazel V. “Hear my voice ye careless daughters”: narratives of slave and free women before emancipation. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993, p. 59–76.
DRAKE, Kimberly. Rewriting the American self: race, gender and identity in the autobiographies of Frederick Douglass and Harriet Jacobs. MELUS, v. 22, n. 4, p. 91–108, 1997.
EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face: In: BARROS, Nadilza Martins de; SCHNEIDER, Liane (org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Ideia, 2005, p. 201–212.
FETTERLEY, Judith. Introduction. In: FETTERLEY, Judith. A reader from 19th Century American Women. Bloomington: Indiana University Press, 1985, p. 1–40.
HOOKS, bell. A margem como um espaço de abertura radical. In: HOOKS, bell. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Tradução: Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019, p. 280–295.
GATES JR., Henry Louis. James Gronniosaw and the trope of the talking book. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993, p. 8–25.
JACOBS, Harriet Ann. Incidentes na vida de uma menina escrava: escrito por ela mesma: Harriet Ann Jacobs. Tradução: Ana Ban. São Paulo: Todavia, 2019.
KENT, George E. Maya Angelou’s I know why the caged bird sings and black autobiographical tradition. In: ANDREWS, William L. Introduction. In: ANDREWS, William L. (ed.). African American autobiography: a collection of critical essays. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993. p. 162–170.
MORRISON, Toni. The site of memory. In: MORRISON, T. The source of self-regard: selected essays, speeches and meditations. New York: Alfred A. Knopf, 2019, p. 233–245.
WILSON, Harriet E. Our Nig, ou esboços da vida de uma negra livre, residente em um sobrado de brancos no norte. Tradução: Gabriela C. Miani. São Paulo: Aetia Editorial, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Eliza Araújo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).