Vila Dois Rios:
ruína e o pensamento vegetal
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.68253Palavras-chave:
plantas, paisagem, ruína, arte contemporâneaResumo
A partir da Vila Dois Rios (Ilha Grande, RJ), onde está localizado o Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande (PaB), que abriga a primeira coleção de plantas brasileiras organizada sob a forma de acervo ecomuseológico sob os cuidados da UERJ, o artigo explora a relação entre a noção de ruína, paisagem e arte contemporânea em diálogo com com o conceito de “pensamento vegetal”, cunhado por Evando Nascimento. Outros autores, como Emanuele Coccia, Stefano Mancuso, Walter Benjamin e Anna Tsing, e artistas, como Frans Krajcberg, Robert Smithson, Ana Mendieta, estão presentes neste texto que pretende refletir sobre a importância dos seres vegetais e de seu papel no que chamamos vida.
Downloads
Referências
BENJAMIN. Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Vol. 1. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1996.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Tradução: Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
COCCIA, Emanuele. A virada vegetal. Calibán: Revista Latino-Americana de psicanálise, Montevidéu, v. 18, e. 1, p. 218–222, 2020.
I SIMPEEX CEADS: I Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão do CEADS, Rio de Janeiro, 2024. Livro de resumos. Organização: Helena de Godoy Bergallo. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024.
MANCUSO, Stefano. A revolução das plantas: um novo modelo para o futuro. Tradução: Regina Silva. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
NASCIMENTO, Evando. O pensamento vegetal: a literatura e as plantas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
SMITHSON, Robert. Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey. Tradução: Pedro Sussekind; Revisão técnica: Cecilia Cotrim. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 19, p. 161–167, 2009.
TSING, Anna Lowenhaupt. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Tradução: Thiago Mota Cardoso et al. Brasília: IEB Mil Folhas, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Tereza Prado Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).