Vila Dois Rios:
ruína e o pensamento vegetal
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.68253Parole chiave:
plantas, paisagem, ruína, arte contemporâneaAbstract
A partir da Vila Dois Rios (Ilha Grande, RJ), onde está localizado o Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande (PaB), que abriga a primeira coleção de plantas brasileiras organizada sob a forma de acervo ecomuseológico sob os cuidados da UERJ, o artigo explora a relação entre a noção de ruína, paisagem e arte contemporânea em diálogo com com o conceito de “pensamento vegetal”, cunhado por Evando Nascimento. Outros autores, como Emanuele Coccia, Stefano Mancuso, Walter Benjamin e Anna Tsing, e artistas, como Frans Krajcberg, Robert Smithson, Ana Mendieta, estão presentes neste texto que pretende refletir sobre a importância dos seres vegetais e de seu papel no que chamamos vida.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENJAMIN. Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Vol. 1. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1996.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Tradução: Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
COCCIA, Emanuele. A virada vegetal. Calibán: Revista Latino-Americana de psicanálise, Montevidéu, v. 18, e. 1, p. 218–222, 2020.
I SIMPEEX CEADS: I Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão do CEADS, Rio de Janeiro, 2024. Livro de resumos. Organização: Helena de Godoy Bergallo. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024.
MANCUSO, Stefano. A revolução das plantas: um novo modelo para o futuro. Tradução: Regina Silva. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
NASCIMENTO, Evando. O pensamento vegetal: a literatura e as plantas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
SMITHSON, Robert. Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey. Tradução: Pedro Sussekind; Revisão técnica: Cecilia Cotrim. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 19, p. 161–167, 2009.
TSING, Anna Lowenhaupt. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Tradução: Thiago Mota Cardoso et al. Brasília: IEB Mil Folhas, 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Ana Tereza Prado Lopes

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).