APRESENTAÇÃO

Autores

  • Eduardo Guerreiro Brito LOSSO Professor adjunto do Programa de pós-graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

poesia, mística, modernidade, tradição

Resumo

Nas mais diversas culturas, a mística ocupa um lugar estranho e essencial (para usar adjetivos de Michel de Certeau): ela está no centro de diferentes religiões, e no entanto ameaça enrijecimentos doutrinais; foi parte integrante da mentalidade antiga e medieval, e no entanto antecipou a subjetividade moderna. No conflito entre fé e razão, tradição e modernidade, doutrina e esclarecimento, racionalidade e irracionalidade, otimismo e niilismo, metafísica e crítica, as diferentes manifestações da mística dentro e fora do Ocidente não permitem caracterizações fáceis e exigem considerar a sua irredutível complexidade. Seus êxtases, exercícios de desprendimento e formulações especulativas da negatividade ontológica deixaram marcas profundas na literatura e teoria moderna. Por isso, abre-se a possibilidade de explorar as relações entre mística, filosofia, teoria literária, literatura moderna, bem como cinema e outras mídias, com vistas a esclarecer algo dos enigmas nos quais a modernidade esconde suas origens nada modernas.

Biografia do Autor

Eduardo Guerreiro Brito LOSSO, Professor adjunto do Programa de pós-graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Eduardo Guerreiro Brito Losso é professor adjunto de Teoria Literária do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, Faculdade de Letras da UFRJ. Publicou vários artigos sobre a relação entre mística e a literatura, mídias e mudança da percepção, música pop e valor estético, prática poética e indústria cultural, escrita e linguagem, poesia e filosofia. Fez parte da organização dos livros Diferencia minoritaria en Latinoamérica (pela editora alemã Georg Olms, 2008), O carnaval carioca de Mário de Andrande (Azougue, 2011) e Música Chama (Circuito, 2016). Publicou o livro: Ciranda da poesia: Renato Rezende (EdUERJ, 2014).

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Publicado

2017-04-09