Aprendizagens: a experiência metafísica em Clarice e Hesse

Autores

  • Roy David Frankel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gustavo Bernardo Krause Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v19i31.9694

Palavras-chave:

Dasein, Metafísica, Clarice Lispector, Hermann Hesse, Literatura Comparada.

Resumo

Como construir uma experiência metafísica em literatura? Partindo dessa pergunta, o presente artigo visa problematizar a construção de uma experiência metafísica de caráter emancipatório em Clarice Lispector e Hermann Hesse, a partir de um olhar comparativo para dois romances de cada autor. Apoiando-se em Benedito Nunes e sua análise de Clarice Lispector, serão agenciados conceitos heideggerianos para problematizar a construção de cada uma das obras.

Abstract: how to construct a metaphysical experience in literature? Starting from this question, the present article tries to reflect about the construction of an emancipatory-type metaphysical experience in Clarice Lispector and Hermann Hesse through a comparative analysis of two novels from each author. Based on Benedito Nunes and its analysis of Clarice Lispector, some Heidegger's concepts are going to be used in order to structure the discussion of each work.
Keywords: Dasein; Metaphysics; Clarice Lispector; Hermann Hesse; Comparative Literature.

Biografia do Autor

Roy David Frankel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Roy David Frankel é graduado em engenharia pela UFRJ e em letras pela UERJ, mestre em teoria da literatura e literatura comparada pela UERJ e doutorando no Programa de Ciência da Literatura da UFRJ. Trabalha como engenheiro do BNDES e possui artigos discutindo a construção de uma experiência metafísica em literatura.

Gustavo Bernardo Krause, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Gustavo Bernardo Krause é doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor Associado no Instituto de Letras e Diretor do Departamento de Seleção Acadêmica da mesma instituição. Possui diversos artigos, livros (romances e ensaios) e prêmios, dos quais se destacam A Dúvida de Flusser, prêmio Jabuti -- Menção Honrosa 2003, na categoria Teoria da Literatura, e A Ficção de Deus, que obteve o prêmio literário da Biblioteca Nacional 2015 na categoria Ensaio Literário.

Downloads

Publicado

2017-04-09