Lecoue-Labarthe, leitor e intérprete de H¶lderlin
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v11i17.11168Abstract
Retomada da leitura lacouelabarthiana do teatro h¶lderliniano, a partir essencialmente de: “A cesura do especulativo”, “H¶lderlin e os gregos”, e “Oteatro de H¶lderlin”, visando a situar o percurso de uma “tragédia especulativa”,
ao acompanhar os progressos da discussão proposta por H¶lderlin desde o fracasso de Empédocles, até as traduções de Sófocles vistas como “desconstruções” da
tragédia grega. A análise se debruça sobre o retorno à catarse aristotélica, desvencilhada de suas releituras clássicas moralizantes, como purificação de uma mecanismo sacrificial subjacente e como, afinal, catarse do próprio especulativo.
Downloads
Veröffentlicht
2017-07-04
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).