A Retórica do Contador e o Teatro da Praça em Ben Jelloun
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v10i14.15180Abstract
Resumo: Os romances de Tahar Ben Jelloun, integrantes da literatura oriunda das imigrações, caracterizam-se pela étrangeté: estranhos e estrangeiros, oscilam entre geografias, registros e gêneros. Em L'Enfant de sable, La Nuit sacrée, e La Nuit de l'erreur, destaca-se um personagem particularmente étrange: o contador de histórias. Ele instaura a narração dentro da narrativa, inclusive através de sua retórica e de seu ethos. Seu lugar é a praça pública, lugar emblemático onde interagem, através de suas histórias, vozes díspares, oriundas de diferentes registros narrativos, numa polifonia surrealista. Romance-teatro devido às insistentes referências ao teatro, o texto de Ben Jelloun, dominado pela figura teatral do contador, tem, por palco, o espaço cênico
da praça; local aonde converge todo um patrimônio social, cultural e econômico, e
onde o escritor realiza uma "reterritorialização simbólica".
Palavras-chave: Ben Jelloun, contador, teatro, retórica, reterritorialização.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).