1.4 L’immémorial. Nancy et le portrait
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v27i53.61170Schlagworte:
retrato, mesmo, sujeito, pinturaAbstract
Este pequeno ensaio gira em torno de dois textos de Jean-Luc Nancy sobre o retrato, onde, com ar de quem não quer nada, ele desenvolve uma tese sobre a arte, a pintura, e a figuração em geral. O autor começa localizando na representação do rosto humano um movimento duplo, contraditório, de aparição e retirada, que suscita uma noção paradoxal de «mesmo» e de «mesmidade»: o rosto figurado não provoca uma mimesis identificatória, o «mesmo» manifesto no reconhecimento: é ele (ou ela), é suscitado em uma «invisível mesmidade» enquanto ela se retira. Compreendemos como essa tese desloca toda noção de identidade, de sujeito e de eu: o mesmo de se trata implica sempre uma alteridade, uma relação de si consigo mesmo.Literaturhinweise
NANCY, Jean-Luc. Le Regard du portrait. Galilée: Paris, 2000 (RP).
NANCY, Jean-Luc. L’Autre Portrait. Galilée: Paris, 2014 (AP).
Downloads
Veröffentlicht
2023-09-29
Ausgabe
Rubrik
Dossiê
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).