Subjetividade e demônios nos Padres do Deserto (III e IV d.C.)

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i55.62187

Schlagworte:

demônios, monges, subjetividade, padres do deserto

Abstract

O presente artigo apresenta os limites ambíguos entre a figura do monge dos inícios do monasticismo (séculos III e IV d.C.) e seus inimigos, os demônios. Se, por um lado, os demônios são entendidos como seres autônomos, dotados de independência existencial, eles também são, por vezes, descritos como pensamentos e imagens na mente dos monges. Entes do mundo que atacam os monges por dentro, é também em um combate contra eles que o monge se constitui enquanto sujeito. O conhecimento das artimanhas e disfarces do demônio é essencial para o monge se constituir enquanto tal. Sendo os demônios mestres do disfarce, a virtude fundamental do monge é o discernimento, habilidade que o possibilita descobrir a estratégia utilizada pelo demônio para o atacar. A ideia geral do artigo é defender que, mesmo sendo seu inimigo (e até por isso mesmo), os demônios são essenciais para a constituição do sujeito nos textos do monasticismo primitivo.

Autor/innen-Biografie

Marcus Reis Pinheiro, Universidade Federal Fluminense (PPGF/UFF)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e outro pós-doutorado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa “Críticas à escrita e convivência filosófica em Platão” (2009). Foi professor recém-doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa “Cosmologia e Ética no Helenismo”, analisando especialmente os textos de Plotino. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Platão, mitologia, neoplatonismo, helenismo, Filosofia como Forma de Vida e Filosofia da Religião.

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Veröffentlicht

2024-06-05