Plano geral na fotonarrativa de Salgado
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v15i24.10808Abstract
O artigo sintetiza algumas ideias da tese Sentimento de travessia: memória, monumento e ruína na fotografa de Sebastião Salgado. Trata-se de narrativas fotográfcas de Salgado a partir dos conceitos de trabalho e memória. “Sentimento de travessia” é a relação entre ética e estética de que o fotógrafo se vale para produzir imagens épicas sobre o mundo do trabalho. Alguns dos recursos técnicos mobilizados por ele são cruciais na forma dos seus argumentos. No artigo, destaca-se a importância do plano geral e propõem-se algumas comparações desse recurso com projetos semelhantes, como o cinema soviético.Downloads
Published
2017-06-27
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).