Lima Barreto: a razão diligente no "Diário do hospício"
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v24i42.31561Keywords:
Literatura, Crítica LiteráriaAbstract
Diário do hospício constitui o testemunho da segunda internação de Afonso Henriques de Lima Barreto no Hospital Nacional dos Alienados, no Rio de Janeiro, entre 1919 e 1920. A análise desse texto autobiográfico, que denuncia a opressão e a humilhação sofridas por seu autor, visa demonstrar a força e a atualidade da reflexão de Lima Barreto sobre a loucura, a ciência e as instituições manicomiais.
Downloads
Published
2020-03-23
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).