A retórica do contador e o teatro da praça em Ben Jelloun

Authors

  • Luciana Nogueira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v7i9.37814

Keywords:

Ben Jelloun, contador, teatro, retórica, reterritorialização.

Abstract

Os romances de Tahar Ben Jelloun, integrantes da literatura oriunda das
imigrações, caracterizam-se pela étrangeté: estranhos e estrangeiros, oscilam entre
geografias, registros e gêneros. Em L'Enfant de sable, La Nuit sacrée, e La Nuit de
l'erreur, destaca-se um personagem particularmente étrange: o contador de histórias.
Ele instaura a narração dentro da narrativa, inclusive através de sua retórica e de seu
ethos. Seu lugar é a praça pública, lugar emblemático onde interagem, através de suas
histórias, vozes díspares, oriundas de diferentes registros narrativos, numa polifonia
surrealista. Romance-teatro devido às insistentes referências ao teatro, o texto de
Ben Jelloun, dominado pela figura teatral do contador, tem, por palco, o espaço cênico
da  praça; local aonde converge todo um patrimônio social, cultural e econômico, e
onde o escritor realiza uma "reterritorialização simbólica".

Published

2020-08-27