Credo, poética e política
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.41633Keywords:
Guimarães Rosa, espiritualidade, engajamentoAbstract
No presente artigo é nossa intenção contribuir para a complexa discussão sobre a espiritualidade e o engajamento do escritor Guimarães Rosa (1908-1967). Para tanto, analisaremos suas ideias sobre credo, poética e política, expostas na longa entrevista que o escritor brasileiro concedeu ao crítico alemão Günter Lorenz em janeiro de 1965, na cidade de Gênova. Guimarães Rosa é conhecido como um escritor espiritual e não engajado, contudo, pretendemos mostrar que, em certo sentido, ele não somente é um escritor espiritual, como também é um escritor engajado.
References
BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
DALAI LAMA. Uma ética para o novo milênio. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
ENGAJAMENTO. In: Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa [em linha]. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/engajamento/>. Acesso em: 19 fev. 2019.
ENGAJAMENTO. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/engajamento>. Acesso em: 19 fev. 2019.
ESPIRITUALIDADE. In: Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa [em linha]. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/engajamento/>. Acesso em: 19 fev. 2019.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2 ed. rev. e aum. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986.
ROSA, Guimarães. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. (v. 1).
SILVA, Teresinha V. Zimbrão da. Guimarães Rosa: “esta é a minha mística”. Terceira margem: revista do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 31, p. 204-217, jan-jun. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).