Infância e pobreza em três livros de Lygia Bojunga
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.42852Keywords:
Literatura infantojuvenil contemporânea, Cultura brasileira, Pobreza, Lygia Bojunga.Abstract
O presente artigo tem como objetivo investigar três das principais obras de uma autora central no campo contemporâneo da literatura para crianças e jovens no Brasil, Lygia Bojunga, com atenção especial às representações do mundo rural e urbano e aos deslocamentos entre diferentes espaços sociais. Em Os colegas (1972), A bolsa amarela (1976) e A casa da madrinha (1978), as personagens são construídas em situações limites entre a realidade e a fantasia, procurando escapar de condições opressoras, em diferentes medidas, que acontecempor motivos particulares nos três livros. A exploração dessas diferenças e os rearranjos literários, que a autora realiza para tratar esses distintos materiais sociais, propiciam uma reflexão tanto sobre a formação desse campo literário que se consolida nesse momento (início da década de 1970) quanto sobre as representações culturais do Brasil moderno e urbano nos livros para crianças e jovens.
References
AIRES, E. G. A criação literária em Lygia Bojunga: leitura e escrita. Goiânia: Editora UFG, 2010.
ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
BOJUNGA, L. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
BOJUNGA, L. A casa da madrinha. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
BOJUNGA, L. Os colegas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades / Ouro sobre azul, 2011.
CRISTÓFANO, S. Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social. Linha D’Água, v. 0, n. 23, p. 75, 4 set. 2010.
CRUVINEL, L. W. F. A literatura infantil e o romance de formação: um estudo da obra de Lygia Bonjunga Nunes. Revista UFG, v. 6, n. 2, 26 set. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48652>. Acesso em: 3 jun. 2018.
DARNTON, R. Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso. In: O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: História & histórias. São Paulo: Ática, 1984.
MENDES, M. DOS P. S. Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Lygia Bojunga Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil. 1994. 259 f. PUC/SP, São Paulo, 1994.
MICHELLI, R. Diálogos: maravilhoso e verismo em Lygia Bojunga. Caderno Seminal, v. 19, n. 19, 29 jul. 2013.
NARDES, L. B. Literatura infanto-juvenil: a estética literária em Lygia Bojunga Nunes. Brasília: L. B. Nardes, 1991.
NODELMAN, P.; REIMER, M. The Pleasures of Children’s Literature. 3rd ed. Boston: Allyn and Bacon, 2003.
ORTIZ, R. A Moderna Tradição Brasileira, Cultura Brasileira e Indústria Cultural. São Paulo: Brasiliense, 1987.
PENTEADO, J. M. W. Os filhos de Lobato. São Paulo: Editora Globo, 2011.
ROIG RECHOU, B. A. Da literatura para a infância à literatura de fronteira: Agustín Fernández Paz e Lygia Bojunga. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 36, p. 153–171, 2010.
SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. 2. ed ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).