Dois corpos, duas línguas e uma representação: notas sobre performances de Slam Poetry em línguas de sinais
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v26i49.53356Keywords:
Slam, Diferença, Surdez, Língua de Sinais, RepresentaçãoAbstract
O presente artigo busca traçar uma análise crítica de performances poéticas de Slam Poetry produzidas a partir do diálogo entre língua de sinais e língua oral, assinadas por poetas surdos e ouvintes. A partir da leitura destas performances, nosso objetivo é discutir aspectos teóricos relacionados à constituição destes novos sujeitos da enunciação e, em especial, ao uso estético da língua de sinais para a produção de uma performance poética e a dimensão política desta intervenção. Além disso, nosso estudo igualmente investiga quais as imagens e as representações que são construídas pelos poetas surdos e ouvintes. As contribuições teóricas e críticas de Cibele Toledo Lucena, Bruno Abrahão e Roberta Estrela D’alva são acionadas para a compreensão do fenômeno do Slam Poetry e, em especial, das performances que reúne surdos e ouvintes.References
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