Sobre como não ser o sótão da torre de marfim
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i57.65697Keywords:
Escrita Criativa; oficina literária; área acadêmica; contexto brasileiro; literatura brasileira.Abstract
Este ensaio reflete sobre a necessidade de consolidação da Escrita Criativa no espaço acadêmico brasileiro. Enfatiza a urgência de se desenvolver uma base epistemológica própria, em especial em relação às oficinas literárias. Além disso, destaca a importância da Escrita Criativa em atividades extensionistas e como ferramenta para promover a diversidade. As referências bibliográficas incluem, principalmente, pensadores da Escrita Criativa, como Paul Dawson, Louis Menand, Eloise Klein Healy, Violaine Houdart-Merot, Caroline Zuppo Abed e Luiz Antonio de Assis Brasil.
Downloads
References
ABED, Carolina Zuppo. Ensino de escrita literária na universidade: o percurso brasileiro. Ipotesi – Revista de Estudos Literários. v. 25, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/36666. Acesso em: 10 mar. 2025.
ABED, Carolina Zuppo. Presença da Escrita Criativa no Brasil. Revera – Escritos de Criação Literária, v. 6, 2021. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revera/index.php/revera/article/view/136/111. Acesso em: 10 mar. 2025.
ALENCAR, Ana Maria; MORAES, Ana Lúcia. O OULIPO e as oficinas de escrita. Terceira Margem: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, Rio de Janeiro, ano 9, n. 13, p. 9–29, jul.–dez. 2005.
AMABILE, Luís Roberto. Do que estamos falando quando falamos de Escrita Criativa. Revista Criação & Crítica, São Paulo, n. 28, p. 132–149, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/172813. Acesso em: 10 mar. 2025.
AMABILE, Luís Roberto. O fantasma, o elefante e o sótão: apontamentos sobre a escrita criativa na academia. Cenários, v. 1, n. 9, p. 53–61, 2014.
AMABILE, Luís Roberto; POSTAY, Andrezza; ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Como animar uma oficina literária – Instruções para professores de Escrita Criativa. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2025.
D’ONOFRIO, Salvatore. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
DAWSON, Paul. Creative Writing and the New Humanities. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2005.
DIAS, Juarez Guimarães Dias (org.). Toda pessoa é invenção – Antologia viva LGBTQIAPN+, v. 1. Belo Horizonte: Editora PPGCOM, 2023.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/noticias/557-extensao-Universitária-para-que. Acesso em: 10 mar. 2025.
GOMEZ, Dimas. Oficineiros e suas oficinas: proseando pela Paulicéia. Amazon Digital Services, 2015.
HEALY, Eloise Klein; STARKEY, David. ‘A better time teaching’: a dialogue about pedagogy and the Antioch-LA MFA. In: RITTER, Kelly; VANDERSLICE, Stephanie. Can it really be taught?: resisting lore in creative writing pedagogy. Porstmouth: Boyton Cook Publishers, 2007.
HOUDART-MEROT, Violaine. La création littéraire à l’université. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2018. Disponível em: https://shs.cairn.info/la-creation-litteraire-a-l-universite--9782842928575-page-5?lang=fr. Acesso em: 30 set. 2024.
MAIA, M. V.; MIYATA, E. Diversidade cultural e criatividade: debatendo seu espaço no currículo. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. Especial, p. 909–922, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54549. Acesso em: 10 mar. 2025.
MENAND, Louis. Show or Tell: Should Creative Writing be Taught? 2009. Disponível em: http://www.newyorker.com/magazine/2009/06/08/show-or-tell?currentPage=1. Acesso em: 10 mar. 2025.
Nova geração de escritores brasileiros produz literatura urbana e universal. Deutsche Welle. Seção Cultura e Estilo, 10/2013. Disponível em: http://www.dw.de/nova-geracao-de-escritores-brasileiros-produz-literatura-urbana-e-universal/a-17090601. Acesso em: 10 mar. 2025.
O que é a extensão universitária? Disponível em: https://proex.ufes.br/o-que-e-extensao-universitaria. Acesso em: 10 mar. 2025.
PARRAS, John. Literary Theory in the Creative Writing Workshop. Journal of Teaching Writing, 22 (1) (2005), p. 158–166. Disponível em: https://journals.indianapolis.iu.edu/index.php/teachingwriting/article/view/1337. Acesso em: 27 set. 2024.
PINOTTI, C. University extension: setting and funding. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e89953150, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3150. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3150. Acesso em: 10 mar. 2025.
RUFFATO, Luiz. Discurso em Frankfurt. Rascunho, 1/10/2021. Disponível em: https://rascunho.com.br/liberado/discurso-em-frankfurt/. Acesso em: 10 mar. 2025.
SIQUEIRA, Yan P. B. Oficina literária de escrita criativa. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/9237/1/Yan-Patrick-Brandemburg-Siqueira-2016-trabalho.pdf. Acesso em: 10 mar. 20253.
SPALDING PEREZ, Marcelo; ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. A escrita criativa nos cursos de pós-graduação stricto sensu das universidades brasileiras. Revista Desenredo, 14 (2) (2018), p. 207–220. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rdes.v14i2.7864. Acesso em: 26 set. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Luís Roberto Amabile

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).