Os contos de Heliônia Ceres: inquietações ecológicas
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v13i20.11039Resumen
Este artigo trata da escritora alagoana Heliônia Ceres (1927-1999) cuja obra privilegiou o conto, embora tenha escrito desde crônicas jornalísticas a peças teatrais. Foi também feminista atuante e professora de italiano. Seuscontos são narrativas que trazem, entre outros elementos, o insólito, o estranho mesclado às coisas do cotidiano. A análise de dois contos da escritora, “Alguns outros seres” e “Olho de besouro”, mostra que, para além do insólito, a escritora pode ser vista como uma das pioneiras da narrativa ecológica em Alagoas,
pois nesses contos ela fornece elementos que buscam a interconexão dos mundos humano e não-humano, entrelaçando pessoas e elementos da natureza numa busca de harmonização.
Descargas
Publicado
2017-06-29
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).