"100 coisas e histórias" de um mesmo mundo: a homogeneização da representação, em Fernando Bonassi
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v25i46.39339Palabras clave:
literatura contemporânea, homogeneização narrativa, Fernando Bonassi.Resumen
Este artigo busca refletir sobre a representação das obras 100 histórias colhidas na rua (1996) e 100 coisas (2001), de Fernando Bonassi, a fim de evidenciar a homogeneização do processo narrativo que reitera a imagem de um mundo alienado, desiludido e sem qualquer possibilidade de transformação. O estudo parte dos efeitos da ironia, do choque e da elaboração minimalista da violência para demonstrar como esses elementos pouco sugerem a reflexão e neutralizam qualquer tentativa de atribuir um caráter contestatório à produção literária contemporânea nacional, cuja temática sempre se volta para a degradação e para a tragicidade humana.
Citas
ADORNO, Theodor W. Mínima morália. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1951.
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico na periferia do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3ed. São Paulo: Brasiliense, 2011.
BONASSI, Fernando. 100 histórias colhidas na rua. São Paulo: Scritta, 1996.
BONASSI, Fernando. 100 coisas. São Paulo: Angra, 2001.
CARNEIRO, Flávio. No país do presente – Ficção brasileira no início do século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
DUARTE, Pedro. O estio do tempo: romantismo e estética moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011
GALVÃO, Walnice. Tendências da prosa literária. In: As mudas sob assédio – Literatura e indústria cultural no Brasil. São Paulo: Senac, 2005.
LUKACS, Georg. História e Consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
MELO E SOUZA, Ronaldes. O romance tragicômico de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2006.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1974.
SUSSEKIND, Flora. Escalas e ventríloquos. Folha de São Paulo, 23-07-2000, p. 6. Caderno Mais!
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).