Frutos e dedos de comer: um cruzo com a poesia de Cecília Floresta
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v26i48.44625Palabras clave:
Cecília Floresta, Contaminação, Inorganicidade, Sapatão, EncruzilhadaResumen
O artigo tem como objeto a análise de poemas do livro Panaceia, da escritora, poeta, editora e tradutora Cecília Floresta, publicado pela editora urutau, em 2020. A partir do destaque de versos que misturam espaços, tempos, saberes e práticas das lesbianidades, macumbarias e poéticas ancestrais, as noções de contaminação, inorganicidade e relação são apresentadas através da formulação de relatos que expandem o aparato sexo-discursivo de corpos e identidades marcados como desviantes. Em diálogo com a produção de Cecília Floresta, poetas como Maria Isabel Iorio, Gênesis e Carolina Luisa Costa são citadas para localizar o corpo enquanto tecnologia erótica e política na proposição de imaginários que resistem às imposições da heteronormatividade. Por último, a presença da palavra-conceito encruzilhada nos versos da poeta é investigada como marca das potências encarnadas e portal para a abertura de caminhos encantados.
Citas
BONFITTO, Matteo. O Ator Pós-Dramático: Um Catalisador de Aporias? IN: GUINSBURG, J. & FERNANDES, Silvia (orgs.). O Pós-Dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
COSTA, Carolina Luisa. Sobre como acender pavios. Bragança Paulista, São Paulo: editora urutau, 2020.
FLORESTA, Cecília. Panaceia. Bragança Paulista, São Paulo: editora urutau, 2020.
GÊNESIS. sem título. IN: MIRANDA, Aline; BARONI, Bel & AZEVEDO, Dri (orgs.). Que o dedo atravesse a cidade, que o dedo perfure os matadouros. Rio de Janeiro: Palavra Sapata, 2018 (edição independente).
IORIO, Maria Isabel. Aos outros só atiro o meu corpo. Bragança Paulista, São Paulo: editora urutau, 2019.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
RUFINO, Luiz. Apanhador de sonhos. IN: SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz; HADDOCK-LOBO, Rafael. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
SILVA, Felipe André. Sorry.gif. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2020.
TEIXEIRA, Mila. Proclamação da vulgaridade ou quantos furos uma calcinha pode ter? Bragança Paulista, São Paulo: editora urutau, 2021.
VITROLIRA, Luna. sem título. IN: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). As 29 poetas hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).