Inscrever-se às ruas: os grafites de Mujeres Creando e o feminismo como revisão epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v26i48.50165Palabras clave:
feminismo, grafite, Mujeres CreandoResumen
A partir de alguns grafites do coletivo feminista boliviano Mujeres Creando, o presente trabalho propõe um diálogo entre os modos de funcionamento operados pelo grupo e as reflexões em torno da ideia de realismo capitalista, oferecidas por Mark Fisher em realismo capitalista - é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? (2020). A hipótese que se levanta é a de ser possível tomar o feminismo praticado pelo coletivo como uma estratégia de revisão epistemológica e, consequentemente, de recuperação da capacidade de imaginar – e propor – futuros possíveis.
Citas
ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229, jan. 2000. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880>. Acesso em: 22 out. 2021.
CREANDO, Mujeres. La Virgen de Los Deseos. Buenos Aires: Tinta Limón, 2005.
FISHER, Mark. Realismo capitalista – É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim capitalismo? Tradução de Rodrigo Gonsalves, Jorge Adeodato e Maikel da Silveira. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
GAGO, Veronica. A potência feminista, ou o desejo de transformar tudo. Tradução de Igor Peres. São Paulo: Elefante, 2020.
GALINDO, María. Entrevista concedida a Alana Moraes, Mariana Patrício e Tatiana Roque. Sur – Revista internacional de direitos humanos, v. 13, n. 24 (2016). Disponível em: <https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2017/02/21-sur-24-por-maria-galindo.pdf/>. Acesso em 10 abr. 2021.
GALINDO, María. No Se Puede Descolonizar Sin Despatriarcalizar: Teoria y propuesta de la despatriarcalización. La Paz: Mujeres Creando, 2013.
GLAZIER, Jacob; LAGE, Mariana; SIMONE, Matheus. Apenas um trisckster pode nos salvar: hiperordenando posições de identidade queer. Arte e Filosofia – Revista do Programa de Pós-graduação em Estética e Filosofia da Arte da UFOP, v. 13, n. 24 (2018). Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1704/1377>. Acesso em 12 nov. 2021.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 1995. Disponível em: <http://bit.ly/2RWVOCc>. Acesso em: 10 set. 2021.
LUNA, Danitza. Hacer de la hipocresía un patrimonio, hacer del patrimonio el estancamiento. Página SIETE - Diario Nacional Independiente, Bolívia. Publicado em 8 de setembro de 2021. Disponível em: <https://www.paginasiete.bo/opinion/2021/9/8/hacer-de-la-hipocresia-un-patrimonio-hacer-del-patrimonio-el-estancamiento-307493.html>. Acesso em 12 nov. 2021.
PAREDES, Julieta. Grafiteadas. La Paz: Mujeres Creando, 1999.
Páginas na Web
MARÍA GALINDO. Perfil no Facebook de María Galindo, integrante de Mujeres Creando. Disponível em: <https://web.facebook.com/profile.php?id=100008591051800>. Acesso em 12 nov. 2021.
MUJERES CREANDO. Perfil no Facebook da casa Virgen de los Deseos, 2012. Disponível em: <https://web.facebook.com/VirgenDeLosDeseosLaCasaDeMujeresCreando>. Acesso em 12 nov. 2021.
MUJERES CREANDO. Site oficial do coletivo Mujeres Creando, 2020. Disponível em: <http://mujerescreando.org/>. Acesso em 12 nov. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).