Pode a rua ser escola? Slam como espaço não formal de ensino-aprendizagem.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v26i49.50544

Palabras clave:

Slam, Batalhas de poesia falada, Educação, Educação não formal

Resumen

O presente trabalho identifica as batalhas de poesia falada, slam, como espaço não formal de ensino-aprendizagem, a partir do relato etnográfico da vivência em batalhas de poesia falada e do levantamento bibliográfico de autores e autoras que abordam a temática da slam e da educação não formal.

Biografía del autor/a

Meimei Camila Silveira Alves Bastos, Universidade de Brasília – UnB.

Meimei Bastos é professora, escritora, produtora cultural e coordenadora do Campeonato de Poesia Falada do DF e Entorno (2018) e do Slam Q’brada (2017). Graduada em Artes Cênicas (2020) e mestranda em Culturas e Saberes, pela Universidade de Brasília. Integrante do Grupo de Pesquisa em Etnocenologia - AFETO. Autora do livro Um verso e mei, editora na revista literária Ruído Manifesto, colunista do Jornal Brasil de Fato DF e coordenadora do ponto de Cultura CARACAS, véi.

Rafael Litvin Villas Bôas, Universidade de Brasília - UnB.

Rafael Litvin Villas Bôas é professor da área de Ciências Sociais e Linguagens artísticas do campus de Planaltina da UnB e dos programas de pós-graduação em Artes Cênicas e Profartes da UnB. Coordenador do grupo de pesquisa e programa de extensão Terra em Cena e diretor da UnBTV, desde fevereiro de 2021. Formado em Jornalismo (2001) Mestre em Comunicação (2004), doutor em Literatura pela UnB (2009).

Citas

BASTOS, Meimei. Um verso e mei. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2017.

D’ALVA, Roberta Estrela. Teatro Hip Hop: a performance poética do ator-MC. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação com prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FURQUIM, Saulo Ramos. A criminologia Cultural e a criminalização das culturas periféricas [dissertação de mestrado]. Coimbra: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2014.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez. 2010.

GUARANI Kaiowá. Povos indígenas no Brasil, 2008. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1>. Acesso em: 29 mar. 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020.

SELL, Sérgio César. A etiqueta do crime: considerações sobre o “labelling approach”. Jus, 2007. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=10290>. Acesso em: 29 mar. 2020.

Publicado

2022-08-07