Dossiê Ficções do cotidiano

Apresentação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65809

Palabras clave:

cotidiano, ficção, literatura

Resumen

A apresentação do dossiê Ficções do cotidiano comenta trabalhos que fornecem aos leitores uma imagem, ao modo de mosaico, do espectro de questões, das possibilidades para a reflexão sobre aspectos da criação estética e da vida social contemporâneas que se abrem quando é mobilizada a categoria cotidiano. Uma noção que, ao longo do século XX e das primeiras décadas do XXI, se fez crucial para designar rumos da arte moderna e contemporânea. Tomados em conjunto, os artigos do dossiê demonstram a importância do cotidiano como ângulo de abordagem das ficções brasileiras contemporâneas, ao mesmo tempo em que sugerem uma transformação do campo de problemas a que ele esteve tradicionalmente associado.

Biografía del autor/a

Miguel Conde, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto de Teoria Literária na Faculdade de Letras da UFRJ. Nascido no Rio de Janeiro em 1981, é jornalista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Foi curador de duas edições da Flip e organizou a coletânea Quarteto Mágico: Contos de Murilo Rubião, José J. Veiga, Campos de Carvalho e Victor Giudice (Autêntica, 2018). É um dos editores da Revista Estuário: www.revistaestuario.com

Danielle Corpas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Teoria Literária pela Faculdade de Letras da UFRJ, professora associada do Depto. de Ciência da Literatura da mesma instituição. Como docente do PPG em Ciência da Literatura, realizou pesquisas pós-doutorais junto à cátedra livre Teoria crítica e marxismo ocidental (Universidade de Buenos Aires, 2012) e junto ao Walter Benjamin Archiv (Akademie der Künste, Berlim, 2019). Além de vários ensaios, publicou 2 livros sobre Guimarães Rosa: Os jagunços somos nós: visões do Brasil na crítica de Grande sertão: veredas (2015) e Armas  Letras - e outros ensaios sobre Guimarães Rosa (2019). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, integrante do GT Anpoll Literatura e Sociedade e editora-executiva da revista Terceira Margem. Atualmente, suas pesquisas giram em torno da inscrição do cotidiano na prosa de ficção brasileira contemporânea.

Citas

.

Publicado

2024-10-14