A política, a ética e a estética de "O Pensamento Vegetal: a literatura e as plantas"
uma leitura
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v29i58.66263Palabras clave:
pensamento vegetal, política da existência, solidariedade dos viventes, ética, estéticaResumen
Esta leitura aborda O pensamento vegetal: a literatura e as plantas (2021) na ferocidade das suas reflexões e denúncias, bem como no seu afetuoso legado, como um manifesto pela preservação da vida no planeta, como uma declaração de amor a todos os viventes. É na força pulsante da vida em declínio que as reflexões de Evando Nascimento disseminam a necessidade vital de uma solidariedade de todos os viventes, a partir de uma política da existência não mais pautada em biopolíticas exploratórias e de mercantilização e destruição da vida, mas por uma adequação ética e estética baseada em biopoderes inovadoramente outros, que garantam a convivência de todas as espécies e a defesa apaixonada de um superviver, isto é, um viver mais e melhor, para além de toda sobrevivência imediata.
Descargas
Citas
NASCIMENTO, Evando. Clarice Lispector: uma literatura pensante. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. (Coleção Contemporânea).
NASCIMENTO, Evando. O pensamento vegetal: a literatura e as plantas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Evelina Hoisel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).